Paulo do Carmo Martins, Chefe Geral da Embrapa Gado de Leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Figura 1

Paulo do Carmo Martins

Paulo do Carmo Martins é desde 1997 pesquisador da Embrapa Gado de Leite, instituição na qual é Chefe Geral desde março de 2004. Paulo Martins, economista, é um dos principais especialistas do setor leiteiro, tendo estudado a competitividade da produção em diversas regiões e a geração de empregos na cadeia do leite. No MilkPoint, é colunista da seção Conjuntura, cujos textos perfazem o livro "A Cadeia do Leite em 40 Capítulos", em parceria com o coordenador deste site. Paulo Martins é nosso convidado da semana no Fazendo a Diferença



Formação: Economista, com Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa e Douturado em Economia Aplicada pela Esalq/USP

Cargo atual: Chefe-geral da Embrapa Gado de Leite e Professor Adjunto da FEA/UFJF

Maior realização: Ter conseguido romper com o que o destino me reservava: operário em fábrica de móveis, em Ubá - MG.

O que espera realizar: Contribuir para que o setor lácteo aumente sua auto-estima e promova discussões cada vez mais em bases técnicas e cada vez menos em bases emotivas e pessoais.

Livro que recomenda: Mais vale o que se aprende do que te ensinam, de Alex Periscinoto (Editora Best seller)

Empresa que admira: Embrapa, pelo senso de responsabilidade e dedicação dos que nela trabalham e pelos resultados que já apresentou ao Brasil, em tão pouco tempo de existência.

Personalidade que admira: Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá. Um grande brasileiro, ainda hoje à frente do nosso tempo. Em outro país seria idolatrado e a data de seu nascimento ou sua morte seria guardada como feriado nacional.

Dica de sucesso: Não procurá-lo. Fazer o que gosta, com continuidade e perseverança.

Alguma frase ou ditado preferido? Não se chuta cachorro morto

Personalidade de destaque no setor: Cito duas. O Prof. Vidal e o Dr. Eliseu Alves. O primeiro, pelo seu trabalho na pesquisa, no ensino e na extensão. Em cada uma dessas esferas, é impar. O segundo, por ter contribuído sobremaneira para que a Embrapa fosse o que é, além de continuar a ser guia e mestre para toda uma geração de economistas rurais brasileiros.

O que está melhorando no setor: A percepção da lógica de cadeia produtiva e a busca por soluções comuns para problemas comuns da cadeia.

O que falta no setor: Fundos privados para estimular consumo, pesquisa e defesa sanitária.

Quem gostaria de ver nessa seção: Ronei Volpi, superintendente do Senar do Paraná

Visão de futuro: O setor de lácteos brasileiro está em sua adolescência, a caminho da fase adulta. Continuará se transformando rapidamente, se adaptando e na direção do lugar que o futuro nos reserva: um dos principais exportadores de lácteos do mundo. Mas, não sem dor...

O milkpoint para você: O exemplo inequívoco de que este é um setor moderno e pujante. O MilkPoint é, sem dúvida, o ponto de encontro de todos nós que entregamos nossa vida à cadeia do leite brasileiro. É, também, o radar confiável, que capta tudo o que realmente é importante e que diz respeito aos lácteos, em termos globais.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Sebastião poubel
SEBASTIÃO POUBEL

NATIVIDADE - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 12/03/2015

Boa tarde.



Têm coisas na vida que compensam por si só. Ouvi, analisei e consumi a palestra do Dr. em Poços de Caldas.Que prazer olhar as coisas do jeito que ele defende, que otimismo concreto, que prazer conhecê-lo.Como o Dr. disse:Desejo , Vontade e Necessidade fecham a conta.

Parabéns, e que bom que abandonou a primeira profissão, não que ela não seja digna.



Sebastião Poubel
CARLOS ALBERTO HANCKE
CARLOS ALBERTO HANCKE

AMPÉRE - PARANÁ

EM 08/02/2012

O BRASIL TEM QUE DAR VALOR A PESSOA DE PAULO DO CARMO MARTINS, PELO TRABALHO REALIZADO E A REALIZAR, COMO FAZER PARA CONSEGUIR EMAIL DR
PAULO.

GRATO

CARLOS ALBERTO HANCKE - CTBA

carlos.hancke@terra.com.br
Haroldo Max de Sousa
HAROLDO MAX DE SOUSA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/12/2005

De fato o Dr. Paulo Martins e um espoente no setor lacteo nacional.Com certeza muito tem contribuido com o desenvolvimento setor.Aproveito ainda para parabenizar na pessoa do Paulo,a EMBRAPA e demais parceiros que fizeram realizar em Goiania o 5o. Congresso Internacional do Leite que esbanjou qualidade em todos os sentidos.
Qual a sua dúvida hoje?