ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Roraima: pecuaristas investem na raça Girolando com foco em elevar produtividade

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 02/12/2022

2 MIN DE LEITURA

0
3

Com potencial para avançar na pecuária leiteira, o estado de Roraima tem apresentado aumento da demanda por animais de genética superior da raça bovina Girolando, que responde por 80% do leite produzido no Brasil.

As vendas de sêmen da raça cresceram 152% em 2021. De acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, esse investimento levará a uma ampliação do rebanho registrado no estado. 

No mês de novembro, o técnico do Serviço de Registro Genealógico da Raça Girolando, Diogo Balderramas, esteve na Fazenda Juazeiro, no município de Caracaraí, para registrar os primeiros animais da região. “O mercado para a raça em Roraima, está extremamente aquecido e promissor. Por mostrar eficiência de produção nas condições climáticas do estado, os pecuaristas locais estão buscando por animais Girolando registrados, com o certificado da Associação”, diz o criador Arthur Clever Batista Martins, que junto com o pai Manoel Júnior Rodrigues Martins, conduz a seleção da raça da Fazenda Juazeiro.

 

O início da seleção começou em 2011, quando resolveram investir de fato na pecuária leiteira. A propriedade buscava uma raça que pudesse manter um bom índice produtivo, dentro de um sistema de criação a pasto, com altas temperaturas e umidade e um período seco muito severo. “Vimos no Girolando o gado perfeito para nossas condições por ter grande adaptabilidade à região, alta produtividade, precocidade, longevidade e fertilidade”, explica o criador.

Com o investimento no registro genealógico do rebanho, a Fazenda Juazeiro terá a oportunidade de atender o promissor mercado de genética de Roraima, ofertando animais melhoradores.

O plantel de 80 animais será ampliado em breve, utilizando, para isso, tecnologias de reprodução, como a Fertilização In Vitro (FIV). “Temos várias transferências de embriões previstas para ocorrer agora em dezembro. Já em 2023, nascerão 22 prenhezes, oriundas de FIV, na fazenda”, diz Arthur. 
 

Uso de touros provados

O trabalho de seleção conta com a orientação do técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. “Na inspeção do rebanho, ficou evidente a qualidade das bezerras nascidas na Fazenda Juazeiro. São animais dentro do padrão da raça e que já mostram bastante o estereótipo leiteiro, ou seja, vão produzir muito leite futuramente. Esse é um trabalho que trará um avanço genético enorme também para o estado à medida que essa genética for sendo comercializada para os produtores locais”, diz Balderramas. 

Segundo o técnico, a propriedade utiliza nos acasalamentos, touros Girolando participantes do Teste de Progênie da raça, prova criada em 1996 onde já foram testados 259 reprodutores em todo o país e outros 173 exemplares encontram-se em fase de teste.

De acordo com a Associação de Girolando, os investimentos em melhoramento genético feitos pelos pecuaristas brasileiros elevaram a produção média de leite da raça em 60% no período de 20 anos. Dados da Embrapa Gado de leite apontam que a produção média, em até 305 dias, é hoje de 6.032 kg.

O Girolando surgiu no Brasil a partir do cruzamento entre as raças Gir Leiteiro e Holandês e em 1996 foi reconhecida oficialmente como raça pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Hoje, são mais de 2 milhões de registros genealógicos já efetuados no país pela Associação de Girolando.  

As informações são da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures