Pandemia promove mudanças no setor de bens de consumo

Varejistas independentes tendem a ganhar força com a mudança de perfil do consumidor no pós-covid, aponta plataforma KotaKi.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Aceleração do processo de digitalização, novo comportamento dos consumidores e resiliência dos pequenos comerciantes. Essas são algumas das mudanças profundas vistas no setor de bens de consumo com a pandemia do novo coronavírus, aponta estudo da plataforma Kotaki, que conecta marcas a varejistas independentes.

Continua depois da publicidade

Mesmo com a crise econômica e a necessidade de migrar repentinamente para o ambiente virtual, esses varejistas conseguiram se manter e superar os desafios impostos pela pandemia. Principalmente através da realocação de orçamentos para se abrir ao uso de soluções digitais, muitos conseguiram aumentar a receita e a eficiência na administração dos negócios.

Outro ponto é que, devido ao distanciamento social imposto pela covid-19, o consumidor começou a evitar grandes redes de supermercados ou lojas lotadas para adquirir alimentos, bebidas e produtos de higiene, migrando para mercadinhos, lojas de conveniência, até padarias. O tempo de permanência nos pontos de venda diminuiu para minimizar o risco de contágio, tornando campanhas promocionais de marketing ainda mais importantes para as marcas.

Continua depois da publicidade

Essa tendência de fortalecimento dos varejistas independentes deve ser ampliada no futuro pós-covid-19, segundo análise da KotaKi. Desde 2019, por meio de um aplicativo, a startup disponibiliza aos pequenos comerciantes ofertas de marcas das indústrias para expor os produtos delas em pontos de venda. Quando os pequenos varejistas promovem essas campanhas, ganham crédito para compras em atacadistas e distribuidores.

A base de varejistas da KotaKi, por enquanto restrita ao Estado de São Paulo, vem crescendo de forma exponencial, principalmente após o início da pandemia. Passou de 650 em janeiro para 5.200 em agosto, com destaque para a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral e as áreas de Sorocaba e Campinas.

As informações são da Assessoria de Imprensa da KotaKi.

Figura 1

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?