Aceleração do processo de digitalização, novo comportamento dos consumidores e resiliência dos pequenos comerciantes. Essas são algumas das mudanças profundas vistas no setor de bens de consumo com a pandemia do novo coronavírus, aponta estudo da plataforma Kotaki, que conecta marcas a varejistas independentes.
Mesmo com a crise econômica e a necessidade de migrar repentinamente para o ambiente virtual, esses varejistas conseguiram se manter e superar os desafios impostos pela pandemia. Principalmente através da realocação de orçamentos para se abrir ao uso de soluções digitais, muitos conseguiram aumentar a receita e a eficiência na administração dos negócios.
Outro ponto é que, devido ao distanciamento social imposto pela covid-19, o consumidor começou a evitar grandes redes de supermercados ou lojas lotadas para adquirir alimentos, bebidas e produtos de higiene, migrando para mercadinhos, lojas de conveniência, até padarias. O tempo de permanência nos pontos de venda diminuiu para minimizar o risco de contágio, tornando campanhas promocionais de marketing ainda mais importantes para as marcas.
Essa tendência de fortalecimento dos varejistas independentes deve ser ampliada no futuro pós-covid-19, segundo análise da KotaKi. Desde 2019, por meio de um aplicativo, a startup disponibiliza aos pequenos comerciantes ofertas de marcas das indústrias para expor os produtos delas em pontos de venda. Quando os pequenos varejistas promovem essas campanhas, ganham crédito para compras em atacadistas e distribuidores.
A base de varejistas da KotaKi, por enquanto restrita ao Estado de São Paulo, vem crescendo de forma exponencial, principalmente após o início da pandemia. Passou de 650 em janeiro para 5.200 em agosto, com destaque para a Região Metropolitana de São Paulo, o litoral e as áreas de Sorocaba e Campinas.
As informações são da Assessoria de Imprensa da KotaKi.