ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pandemia deve afetar exportações de lácteos dos EUA para o México

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/05/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A pandemia de coronavírus atingiu a economia do México e isso pode ter um efeito cascata nos mercados lácteo dos EUA. No primeiro trimestre deste ano, o produto interno bruto (PIB) do México caiu 1,6%, comparado com o quarto trimestre de 2019 e o trimestre comparável do ano anterior.

O Fundo Monetário Internacional está prevendo que o PIB bruto do México contraia 6,6% e o Bank of America espera uma queda de 8%. Na América Latina, o declínio esperado do México perde apenas para o da Venezuela, onde a economia está em colapso.

Monica Ganley, analista do Daily Dairy Report, observa que as questões econômicas do México são anteriores à pandemia de coronavírus. "O país entrou em uma recessão leve em 2019", diz Ganley. "A pandemia só piorou a situação e o verdadeiro impacto não se tornou aparente até março deste ano, quando o peso mexicano caiu, perdendo quase 20% de seu valor ao longo do mês".

O México é o maior mercado de laticínios dos Estados Unidos. De acordo com o Sistema Global de Comércio Agrícola do USDA, os EUA exportaram US$ 1,5 bilhão em produtos lácteos para o México no ano passado, representando aproximadamente um quarto de todas as exportações de lácteos do país em termos de valor. “Facilitado pela proximidade geográfica e pelo comércio livre de tarifas, o México tornou-se facilmente o mercado mais importante para as exportações dos EUA, mas os graves desafios enfrentados pela economia mexicana podem diminuir as perspectivas de exportação nos próximos meses”, diz Ganley.

Como a economia do México é altamente dependente do petróleo, o recente colapso nesse mercado aprofundou a crise. "Apesar da queda da produção doméstica de petróleo nos últimos anos, o governo do México permanece desproporcionalmente dependente deste segmento, com a empresa estatal de petróleo Pemex fornecendo cerca de 40% da receita do governo", diz Ganley.

"Com um balanço super alavancado e condições sombrias de mercado, o rating de crédito da Pemex foi reduzido em meados de abril, provocando uma liquidação de dívidas e aumentando significativamente os custos de empréstimos para a empresa. Alguns analistas acreditam que a dívida soberana do México poderá enfrentar um destino semelhante em breve ".

No futuro, Ganley diz que é improvável que o México procure nos mercados internacionais, incluindo os Estados Unidos, grandes volumes de produtos lácteos devido a sua moeda fraca, extrema incerteza econômica e demanda de serviços de alimentos dizimados pelo coronavírus. "As importações de laticínios do México devem desacelerar até que a situação normalize", acrescenta ela.

Na segunda quinzena de março, o México fechou escolas e estádios e recomendou que as pessoas ficassem em casa. No mês seguinte, o governo mexicano aumentou as restrições e suspendeu indústrias e serviços considerados não essenciais. De acordo com o Wall Street Journal, é provável que as restrições do México permaneçam em vigor até o final de maio para grande parte do país, com regiões com baixos níveis de contágio possivelmente reabrindo em meados de maio. "No entanto, mesmo quando as empresas começarem a reabrir, a grave crise econômica do país e o crescente número de pessoas na pobreza provavelmente continuarão impactando a demanda por laticínios por meses", disse Ganley.

As informações são do Farm Journal & MILK Magazine, traduzidas pela Equipe MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures