Osmose reduz custos de transporte de leite da Fonterra

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma máquina de osmose reversa capaz de extrair o excesso de água do leite deverá reduzir significantemente os custos de transporte da cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra.

A Fonterra anunciou que está instalando o primeiro equipamento de osmose reversa da Australásia, da Tetra Pak New Zealand, em sua fábrica de Tuamarina. A tecnologia de concentração funciona filtrando o leite. Desta forma, os sólidos do leite são retidos e o excesso de água pode ser descartado, o que significa menos volume para transportar.

Os poros da membrana são normalmente bastante pequenos de forma que somente a água pode passar para a próxima câmara à medida que é aplicada pressão sobre o leite. As temperaturas necessárias podem variar de menos de 40ºC para até 80ºC, dependendo do tipo de membrana usada.

A Fonterra disse que a nova tecnologia pode significar quase três mil movimentos a menos de caminhões por ano nas estradas que ligam sua rede de fornecimento na região.

"É uma solução boa para o meio-ambiente que está nos levando a economizar dinheiro ao mesmo tempo", disse o gerente geral técnico da Fonterra, Rupert Soar.

Companhias de alimentos do mundo todo estão sendo afetadas pelos altos custos devido ao aumento do preço do petróleo neste ano, e várias processadoras de lácteos da Europa já estimaram menores rendimentos devido a isso. Sendo assim, qualquer coisa que possa significar menos custos de transporte é prioridade.

A Tetra Pak já fornece o equipamento de osmose reversa para outras firmas de alimentos, incluindo o grupo canadense de lácteos Gay Lea Foods. Lá, a Tetra Pak disse que o sistema é capaz de lidar com 35 mil litros de água por hora.

Fonte: Dairy Reporter (por Chris Mercer), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?