ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Os especialistas da pecuária leiteira no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/01/2022

5 MIN DE LEITURA

0
0

As oscilações de mercado exercem influência direta nas margens de lucro das propriedades de leite. A conjuntura de mercado é formada por fatores que não podem ser controlados pelos produtores. Por isso, atingir a excelência operacional nas fazendas é fator de sobrevivência para se manter na atividade.

Para atuar em questões operacionais estratégicas na rotina das fazendas de leite conhecimento é fundamental em busca de transformar informação em dinheiro. É importante aprender com quem realmente entende e domina o assunto: é preciso se juntar aos magnos da pecuária leiteira no Brasil.

É exatamente com este pensamento que o MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade, evento que ocorrerá online entre os dias 14/03, 21/03, 28/03, 04/04, 11/04 e 18/04, contará com palestras magnas, ministradas por um time de especialistas na pecuária de leite. Conheça os magnos que fazem parte deste time:

 

Paulo Machado, Clínica do Leite - Índices de produtividade técnica e de eficiência econômica e sua relação com rentabilidade (14/03) 

 

Paulo Machado foi professor titular em Bovinocultura de Leite pela Universidade de São Paulo. Nela, criou e é Diretor da Clínica do Leite, laboratório de referência em análise de leite e da Escola Agro+Lean, escola que forma gestores do agro.

Realiza trabalhos de pesquisa em gestão da produção e da qualidade do leite e desenvolvendo ferramentas gerenciais com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos produtivos. Ainda, coordena projetos de melhoria da qualidade do leite junto às indústrias processadoras de leite.

Em sua palestra, Paulo abordará os conceitos sobre índices de produtividade técnica e de eficiência econômica e sua relação com rentabilidade na pecuária leiteira. Como a taxa de concepção, produção/vaca, produção por área, produção por homem/dia,
estoque de capital impactam nas margens de lucro das propriedades?
 

 

 

André Navarro Lobato, Gestão Pecuária e Agricultura - Conceitos sobre reprodução e genética e sua relação com rentabilidade (21/03) 

 

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa e Mestre em Produção de Ruminantes pela mesma instituição. Atualmente, é Médico Veterinário no Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira - PDPL-UFV e Sócio Administrador na empresa de consultoria Gestão Pecuária e Agricultura.

Com uma vasta experiência sobre os aspectos reprodutivos e genéticos em rebanhos leiteiros, em sua palestra magna, André abordará como os conceitos de reprodução e genético interferem na rentabilidade das fazendas de leite.

Como estabelecer estratégias reprodutivas que geram resultados superiores para a propriedade? Como adequar a genética ao sistema de produção e ao manejo? O que medir e como controlar?

 

 

 

Milton Lima, Universidade Federal de Goiás – Conceitos sobre nutrição e produção de alimentos e sua relação com rentabilidade (28/03) 

 

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e Doutor em Ciência Animal e Pastagens pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e The Ohio State University (2003).  Atualmente, é Professor Associado IV do Departamento de Zootecnia, da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás.

Com amplos conhecimentos em produção e nutrição de bovinos leiteiros, este palestrante magno abordará como os aspectos relacionados à nutrição das vacas podem relacionar-se com a rentabilidade das propriedades.

Como avaliar a inclusão ou exclusão de alimentos na dieta? Produzir alimentos ou comprar de terceiros? Como maximizar o aproveitamento dos nutrientes e a produção de leite por meio da dieta? Qual é a forma mais efetiva de reduzir o custo da alimentação sem prejudicar a produção?

 

 

Marcos Veiga, FMVZ-USP - Conceitos sobre qualidade do leite e sua relação com rentabilidade (04/04) 

 

Professor Titular do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da FMVZ-USP e Coordenador do QUALILEITE-FMVZ-USP, Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite, Marcos Veiga palestrará como a qualidade do leite impacta no lucro das fazendas.

No MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade, Marcos abordará a qualidade do leite como direcionador para um leite mais rentável. Quanto custa uma mastite? Qual o impacto do descarte de animais e leite nas margens de lucro das propriedades? O que controlar e medir? Como otimizar custos? Quanto custa produzir um leite de qualidade?

 

 

 

Lívia Magalhães, Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU) - Conceitos sobre conforto e bem-estar, e sua relação com rentabilidade (11/04)

 

Coordenadora do curso de Zootecnia e docente das disciplinas de Introdução a Zootecnia, Bovinocultura de Leite e Bioclimatologia e Bem-estar Animal das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu) e Sócia proprietária da empresa BEA Consultoria na Produção Animal Ltda.

Em sua palestra magna, Lívia abordará aspectos de bem-estar e conforto animal. Afinal, como eles se relacionam com uma maior rentabilidade? O quanto refletem no bolso produtor?

  

 

 

Carla Maris Machado Bittar, Esalq, Universidade de São Paulo - Conceitos sobre criação de bezerras e sua relação com rentabilidade (18/04) 

 

É professora do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP. Formou-se em 1994 em Eng. Agronômica pela ESALQ/USP, obteve seu Master of Science pela University of Arizona em 1997 e concluiu o doutorado em Ciência Animal e Pastagens na ESALQ/USP. Conduz trabalhos de pesquisa na área de Nutrição, Manejo e Metabolismo de animais de reposição, orientando alunos de graduação e pós-graduação.

Em sua palestra magna no Feras da Rentabilidade, Carla Bittar abordará qual é a relação entre a criação de bezerras e a rentabilidade. Quanto custa uma bezerra e uma novilha? Quanto os cuidados adequados (ou inadequados) refletem na rentabilidade futura do produtor de leite? Como manejar de forma eficiente a reposição da fazenda?

 

Com esse time de especialistas vamos juntos fazer do leite bom negócio, transformando conhecimentos técnicos em lucratividade! Ainda não se inscreveu no MilkPoint Experts Feras da Rentabilidade? Não perca mais tempo, clique aqui e se inscreva! Aproveite para conferir a programação completa do evento. Tenha um leite rentável, seja um Fera na Rentabilidade!

 
 
*Fonte da foto: Freepik

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures