ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Onda de calor deve fazer temperatura no Rio Grande do Sul bater recorde

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/01/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

A previsão do tempo indica que haverá uma forte onda de calor na Argentina, no Uruguai e no Rio Grande do Sul nesta semana, de acordo com a Metsul Meteorologia.

No Estado, as temperaturas poderão se aproximar ou até passar de 43ºC, o que, caso se confirme, seria um novo recorde absoluto. A maior temperatura no Estado até hoje foi 42,6ºC, registrada nos municípios de Alegrete e Jaguarão nos anos de 1917 e 1943, respectivamente.

Segundo a Metsul, o forte calor será um “exemplo clássico” de extremo climático composto. A previsão é de que o centro da América do Sul terá a onda de calor em meio ao um quadro de estiagem forte a severa, o que poderia causar incêndios.

“A estiagem favorece uma onda de calor mais intensa e, por sua vez, o calor piora a estiagem. Não à toa, os recordes de calor do Rio Grande do Sul (...) se deram quando o Estado passava por fortes secas naqueles anos”, diz a Metsul.

Segundo a análise, cenário semelhante ocorreu em ondas de calor consideradas excepcionais pelo mundo em 2021. Um exemplo é o que ocorreu no noroeste dos Estados Unidos e na província canadense da Colúmbia Britânica em junho do ano passado, com um ciclo de seca excepcional e incêndios que causou centenas de mortes. O calor exacerbou a seca e agravou os incêndios.

A Europa registrou a mais alta temperatura da sua história em agosto, quando os termômetros chegaram a 48,8ºC em Siracusa, na Sicília, no Sul da Itália. O recorde ocorreu durante uma poderosa onda de calor, batizada de “Lúcifer”.

No Rio Grande do Sul, esperam-se máximas entre 41ºC e 42ºC no oeste do Estado na segunda metade desta semana, mas que podem passar de 43ºC ou mais na região de Uruguaiana. Em Porto Alegre e região, o calor será maior no fim da semana, segundo a Metsul, com temperaturas em torno de 40ºC ou até um pouco acima disso.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures