ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que determina o sucesso de uma propriedade leiteira?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2021

2 MIN DE LEITURA

0
1

”Muitos produtores de leite acreditam que o sucesso de seu negócio depende de fatores relacionados à qualidade do rebanho, à infraestrutura disponível, à tecnologia utilizada.

Isso tudo é importante, sem dúvidas.

Porém, o que determina o quão bem-sucedido será qualquer negócio tem a ver com outra questão: o jeito de ser do proprietário. À primeira vista, essa afirmação pode parecer estranha, mas nossa experiência acompanhando fazendas de todo o Brasil valida a ideia.

Por isso, sempre (...) sugerimos que os donos das propriedades estejam abertos a uma nova forma de pensar. E essa é uma proposta um tanto desafiadora.

Afinal, mudar exige refletir sobre a própria postura diante de diferentes situações e, especialmente, sobre o impacto do seu comportamento nas decisões e, por consequência, nos resultados do negócio.

Parece óbvio, mas já vimos vários processos de aperfeiçoamento da gestão serem abortados porque os produtores não estavam dispostos a mudar a forma de pensar e agir. Geralmente, esta dificuldade está relacionada à falta de clareza quanto ao propósito do negócio.

Por que, entre tantas atividades possíveis de se trabalhar, você escolheu produzir leite?

Como gostaria de ver seu negócio no futuro? E de que forma construirá o caminho que o levará até lá?

(...)

Defendo que o jeito de ser da fazenda é um espelho do jeito de ser do dono.

Se ele é negligente com as pessoas (...), se não dá atenção aos detalhes do processo produtivo (...), se não monitora indicadores que vão além dos financeiros, por que os outros achariam isso importante?

É o líder quem define o rumo e o ritmo da jornada. Então não faz sentido cobrar entrega e envolvimento da equipe se o produtor não estiver realmente engajado (...).

Ao adotar essa postura, aberta à transformação, ele começa a cultivar um novo jeito de ser na fazenda, que só tem um caminho possível: o sucesso.”

Este texto foi escrito pelo Prof. Paulo Machado (Clínica do Leite/Agro+Lean) há cerca de 4 anos, mas é tão atual como na data em que foi publicado aqui no MilkPoint. Assim como naquela época, ainda vemos muitos produtores que se recusam a abrir suas cabeças, a pensar diferente, a aceitar o novo.

Vemos também técnicos despreparados, sem conhecimento sobre gestão, que não possuem a bagagem necessária para ajudar os produtores que atendem.

E a pergunta se repete: Como gostaria de ver seu negócio ou os negócios para os quais trabalha no futuro? Para que a mudança aconteça, é necessário arregaçar as mangas agora. Mas ninguém vai a lugar nenhum sem conhecimento, sem informação de qualidade.

É isso que vamos oferecer no MilkPoint Feras da Gestão, um evento com programação pensada para abrir mentes e ensinar o caminho do sucesso. Palestrantes “escolhidos a dedo” - entre eles o próprio Prof. Paulo Machado - para falar sobre gerenciamento de fazendas leiteiras, incluindo casos de sucesso que estão entre os 100 maiores produtores de leite do Brasil.

Serão encontros online de cerca de 2 horas e meia ao longo de oito semanas, uma verdadeira imersão em negócios e pessoas. Confira a programação e inscreva-se agora, aproveitando o desconto de 30% de Páscoa.

Contamos com você, vamos juntos mudar o perfil da produção de leite no Brasil!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint