A Nova Zelândia poderá presenciar uma guerra de preços do leite à medida que a competição no setor de supermercados esquente, de acordo com a corretora peso-pesado, Goldman Sachs JB Were.
O analista de varejo da Goldman Sachs, Phillip Kimber, disse que a entrada da rede de supermercados da Austrália, Woolworths, no mercado da Nova Zelândia, via compra da rede neozelandesa Foodlands, por NZ$ 2,68 bilhões (US$ 1,92 bilhão), poderá desencadear uma forte competição pelo preço do leite fresco - a terceira maior categoria de produtos nos supermercados locais.
A Foodlands é dona das redes Countdown, Foodtown e Woolworths na Nova Zelândia, enquanto a rival, Foodstuffs, tem 55% do mercado, com as redes Pak 'n Save, New World, Write Price e Four Square.
Na Austrália, a Woolworths tem um contrato de fornecimento com a National Foods sobre o leite com marca própria. Kimber disse que a Woolworths poderá tentar duplicar isso na Nova Zelândia, levando a menores preços no varejo com o objetivo de aumentar sua participação no mercado.
Os preços do leite no varejo são maiores na Nova Zelândia do que na Austrália, apesar de taxas similares de pagamentos aos produtores, porcentagens de tributação similares e menores impostos na Nova Zelândia.
A gigante do setor de lácteos da Nova Zelândia, Fonterra, está acompanhando de perto a situação, tentando prever o próximo passo da Woolworth. A Fonterra tentou comprar a National Foods, mas perdeu a batalha para a gigante das Filipinas, San Miguel.
Na semana passada, a Fonterra informou à Comissão de Comércio - onde está resolvendo o caso da compra da Kapiti Fine Foods da Foodstuffs - que a National Foods poderá expandir seu mercado na região neozelandesa de Auckland com uma planta de processamento de leite. Isso permitiria sua entrada no setor varejista de leite e permitiria que a empresa tirasse vantagem do contrato de fornecimento com o Woolworths com marca própria.
A National Foods não comentou seus planos. "A National Foods está sempre buscando crescimento, mas neste estágio, nós não temos comentários", disse o diretor-gerente da empresa, Ashley Waugh.
A Kapiti Fine Foods tem faturamento de NZ$ 60 milhões (US$ 43,09 milhões) e pode produzir até 18 milhões de litros de sorvete anualmente e até 200 mil litros de leite por dia. Como parte do acordo, a Fonterra tem os direitos de fornecer o leite da marca Pam na região de North Island.
Atualmente, o principal competidor da Fonterra no mercado de leite fresco é a New Zealand Dairy Foods, de Graeme Hart, que tem a marca Meadow Fresh, e que deverá ser vendida para Goodman Fielder, subsidiária da Burns Philp.
Em 08/12/05 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,71820
1,39237 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Stuff.co.nz, adaptado por Equipe MilkPoint
NZ: competição levará a queda de preços do leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.