ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novilhas bem crescidas agregam mais valor para a produção

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/06/2023

3 MIN DE LEITURA

0
3

Atualizado em 29/05/2023

Quando se trata de criar novilhas leiteiras de reposição ideais, o que temos é uma dança delicada entre custo e qualidade, de acordo com dois apresentadores da recente Conferência Anual da Dairy Calf and Heifer Association de 2023.

“Os produtores de novilhas personalizadas não abandonam o negócio porque elas são muito caras”, declarou Paul Dyk, nutricionista da GPS Dairy Consulting. Em vez disso, ele disse que os proprietários de fazendas leiteiras abandonam os produtores personalizados quando entregam animais de baixa qualidade para a reposição. Resumindo, os custos de criação não são tudo quando se trata de criar animais de reposição de alta qualidade.

Os sentimentos de Dyk foram repetidos pelo Dr. Michael Overton, veterinário de serviços técnicos da Zoetis. Overton disse que as tendências anteriores da indústria de tentar reduzir as despesas de criação de novilhas por meio de rações baratas e idade precoce do parto agora estão sendo questionadas. “Temos nos concentrado demais na redução de custos na fase de recria, enquanto ignoramos o potencial de oportunidades futuras perdidas quando trazemos novilhas de baixa qualidade e mal crescidas para a linha de ordenha”, afirmou Overton. 

“Esses animais estão sendo privados de seu potencial genético para desempenho e podem nunca atingir seu desempenho total de produção porque estão sempre tentando recuperar o atraso, especialmente durante a primeira e a segunda lactação”.

Overton recomenda uma meta de recriar novilhas de primeira cria aos 22-24 meses de idade. Ele disse que nessa idade, elas devem estar entre 82-85% do peso corporal maduro projetado, 95% da altura madura e livres de problemas de saúde persistentes – como danos permanentes nos pulmões – que podem afetar negativamente a produtividade futura.

Conhecer o peso corporal adulto real e a altura do rebanho são peças críticas para atingir esse padrão. Dyk disse que muitas fazendas leiteiras ou não sabem seus pesos maduros, ou subestimam dramaticamente o tamanho e peso de suas vacas.

Ele recomenda pesar as bezerras ao nascer e ao colocá-las para produção de leite, usando a mesma balança nas duas vezes. Esses dados devem ser registrados em um software de gerenciamento de rebanho como o Dairy Comp 305. Então, pesar cada vaca no parto, independentemente do número de lactação, deve se tornar uma prática padrão para que as fazendas leiteiras possam rastrear as tendências de peso de seus animais ao longo do tempo.

Dados retrospectivos mostraram que as vacas continuam ganhando peso até cerca de 7 anos de idade. Dyk disse que monitorar os pesos de descarte é outra maneira de avaliar o peso adulto médio no rebanho, bem como o desvio padrão entre os animais. Para um tamanho consistente, a meta deve ser inferior a 50 libras (22,6 quilos) de variação entre animais da mesma idade.

Um dos rebanhos clientes de Dyk de vários milhares de vacas Holandesas descobriu que seu peso médio na 4ª lactação (55 meses de idade) era de798 quilos - o que significa que uma meta de 85% do peso corporal adulto na primeira recria seria de cerca de 680 quilos.

Vale a pena atingir esses pesos mais altos no início, já que Dyk compartilhou dados mostrando que novilhas de primeira cria que eram 45 quilos mais pesadas no primeiro parto produziram 2,3 quilos a mais de leite por dia em suas primeiras lactações.

“As novilhas que são subdimensionadas ao parto irão destinar uma porcentagem maior de nutrientes para o crescimento ao invés de destinar para a produção, em comparação com as novilhas bem crescidas”, afirmou Overton.

Seu exame exaustivo dos dados sobre a sobrevivência do rebanho versus peso corporal confirmou duas descobertas críticas:

  • O principal fator para o descarte precoce não foi o peso corporal em si, mas sim as diferenças na produção de leite que resultaram do parto com um peso menor do que o desejado.
  • Quando os ajustes para Idade ao Primeiro Parto foram removidos e o leite de 305 dias permaneceu, as novilhas mais velhas tiveram um risco significativamente maior de serem descartadas.

O segundo ponto é um indicador importante de que não apenas as novilhas precisam estar bem crescidas antes de terem seu primeiro bezerro, mas também que seu crescimento e desenvolvimento pré-parto devem ocorrer em um período de tempo eficiente.

Dyk disse que criar uma novilha para 680 quilos aos 22 meses de idade é mais caro do que criá-la menor, mas também vale o investimento a longo prazo. “Nos tornamos muito específicos no desenvolvimento do tipo e número de novilhas de reposição necessárias no rebanho”, afirmou. “Não temos espaço para nenhum insucesso.”

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

 


 

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures