ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Trator movido a biometano será vendido no Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/02/2022

2 MIN DE LEITURA

0
2

A New Holland, uma das marcas da CNH Industrial, fabricante de máquinas agrícolas e equipamentos para a indústria pesada, vai anunciar hoje o início das vendas no Brasil de seu primeiro trator movido a biometano.

Lançado na Europa há três meses, o modelo é uma das apostas “sustentáveis” da companhia, uma das líderes globais do segmento, que investe cerca de US$ 1 bilhão por ano no desenvolvimento de novos produtos.

“O Brasil é o país com o maior potencial para a produção de biometano, o ‘pré-sal’ do campo. Nós acreditamos que o produtor tem condição de ser autossuficiente nessa fonte de energia”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

Embora os tratores movidos a biometano ainda não sejam comuns, já existem alternativas no mercado. Porém, esses equipamentos são adaptados – a exemplo dos automóveis que recebem um “kit gás” –, o que muitas vezes resulta em perda de potência da máquina e até riscos de segurança.

O trator da New Holland, que estava em testes no Brasil desde 2017, tem as mesmas características de um trator convencional. Segundo a empresa, o modelo, batizado de T6 Methane Power, tem desempenho e autonomia similares a um movido a diesel, mas emite 80% menos poluentes e gera economia de até 40% nos custos de produção.

Como a tecnologia é nova, ela terá alguns desafios em seu início, como a necessidade de o produtor rural ter um sistema de biodigestão na fazenda – é com esses sistemas que se obtém, a partir da decomposição dos dejetos animais e vegetais, o gás metano que será transformado em biometano. “Nos testes, já detectamos uma demanda inicial, que são agroindústrias, produtores de cana, de leite e da suinocultura. Digamos que essa será nossa primeira fase [de comercialização]”, projeta Miotto.

Além de buscar produtores que já tenham um tratamento de dejetos consolidado, a New Holland terá parceiros para ofertar o serviço de instalação de biodigestores nas propriedades. O trator movido a biometano deverá custar 35% mais do que um equivalente que consome diesel, mas, segundo a empresa, como o agricultor pode ser autossuficiente na produção do biocombustível, o retorno do investimento viria em até quatro anos.

O T6 Methane Power é produzido na Inglaterra e chegará ao Brasil por importação. As primeiras unidades vendidas em feiras ou a agricultores parceiros de testes deverão ser entregues entre três a seis meses, já considerando os entraves logísticos atuais. Caso a procura cresça dentro do planejamento da empresa, a ideia é fabricar o equipamento no Brasil.

As informações são do Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures