A Nestlé continua reforçando seu compromisso com um futuro mais sustentável. Nesta linha, a empresa obteve a Declaração de Verificação de “Plástico Neutro” com base em sua “Avaliação do Ciclo de Vida (ACV)” na Argentina.
Isto implica que em 2022 conseguiu recolher e reciclar a mesma quantidade e tipo de plástico equivalente ao que distribuiu no mercado como resultado das embalagens dos seus produtos. Este processo foi verificado e auditado pela SGS, garantindo a equivalência e transformação dos materiais de acordo com a norma ISO 14044.
Esta declaração significou um impacto de mais de 7.500 toneladas de plástico recolhidas e transformadas em novos materiais, graças ao trabalho da Nestlé e de mais 5 empresas de reciclagem distribuídas por todo o país, 10 municípios e 2 programas de reciclagem próprios: NESCAFÉ Dolce Gusto e Purina Care.
Através do programa de reciclagem NESCAFÉ Dolce Gusto, o plástico das cápsulas é recolhido e transformado em madeira plástica e o café em composto. Por sua vez, no âmbito do programa de reciclagem Purina Care, os sacos de ração para animais de estimação são recolhidos e tratados de forma a reciclá-los e transformá-los em madeira plástica.
A Nestlé tem uma visão ambiciosa: um mundo em que nenhuma embalagem - incluindo as de plástico - acabe em aterros sanitários ou como lixo em terra, mares, oceanos e cursos de água. Além disso, a empresa trabalha diariamente sob um compromisso claro: que mais de 95% de suas embalagens plásticas sejam projetadas para serem recicladas até 2025, com o compromisso de atingir 100% no futuro.
Para atingir este compromisso, a Nestlé se apoia em 5 pilares:
- Reduzir o uso de material de embalagem e plásticos virgens.
- Desenvolver recipientes reutilizáveis ou recarregáveis para eliminar os descartáveis
- Ser pioneiros no uso de materiais de embalagem alternativos para facilitar a reciclagem.
- Apoiar a infraestrutura de reciclagem local para contribuir para um futuro sem resíduos.
- Impulsionar novos comportamentos em suas próprias operações, além de inspirar os consumidores e seus fornecedores a se envolverem também e causarem um impacto real.
Além disso, para maximizar o impacto e criar sinergia com outros players, a empresa realiza diferentes alianças estratégicas. Exemplo disso é o convênio firmado com a Rede de Economia Circular do Governo da Cidade de Buenos Aires, que promove a coleta de embalagens pós-consumo para que possam ser recicladas. Graças a este acordo, cápsulas de plástico, cápsulas de alumínio e sacolas de ração para animais de estimação são coletadas em diferentes pontos verdes fixos e móveis do Governo da Cidade de Buenos Aires para serem recicladas, pela Nestlé.
Além disso, a Nestlé firmou parceria com o CEMPRE, que busca elevar os índices de reciclagem nos municípios onde a empresa está presente. Por fim, também se associou ao Latitud R, que tem como objetivo enfrentar os desafios da gestão de resíduos, bem como potencializar o impacto da reciclagem inclusiva e sua contribuição para o desenvolvimento de uma Economia Circular na América Latina.
“Na Nestlé, tínhamos o objetivo de atingir 100% de neutralidade nos plásticos e conseguimos, sendo a primeira empresa do país a obter esta declaração. Continuamos trabalhando para apoiar a infraestrutura de reciclagem local para contribuir para um futuro livre de resíduos e impulsionar novos comportamentos em nossas próprias operações, bem como com consumidores, clientes e fornecedores para que também possam fazer parte e, assim, alcançar uma maior impacto. Juntos, vamos implementar algumas mudanças necessárias para garantir o cuidado com nosso planeta e gerar um impacto positivo com nossas ações”, concluiu Verónica Rosales, diretora de Comunicação e Assuntos Públicos e líder de Sustentabilidade Nestlé para Argentina, Uruguai e Paraguai.
As informações são do Ambito.com, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.