ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nata da Semana: os conteúdos mais importantes para você se atualizar (26/11)

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/11/2021

5 MIN DE LEITURA

0
1

Mais uma sexta-feira para a conta, a última de novembro. Entra e sai mês, mas a máxima sempre prevalece: conhecimento nunca é demais! Bora dar uma conferida no que rolou de mais interessante no setor lácteo nesta semana? Ajeita o cafezinho, com leite, claro, e vem com a gente #goMilk

 

A tal da velha conhecida sazonalidade...

Não é novidade que existem períodos de maior e menor produção de leite. Sazonalmente, o trimestre final do ano é o período de maior crescimento do volume de captação de leite no Brasil.

Agora, a “nova” sazonalidade não é tão discrepante do resto do ano. Isso é explicado pela menor dependência das pastagens e da chuva, ocasionada pelos sistemas de produção de leite em confinamento (compost barn e free stall). Apesar de ser manter, a tendência de maior produção de leite no trimestre final do ano é cada vez menor.

O aumento ou decréscimo da oferta de leite, reflete em pontos importantíssimos para as indústrias: quantidade de matéria-prima disponível, preço do leite e planejamento do mix de produção (aqui, entra a ajudinha do PCP, hein?)

Se por aqui a produção de leite está mais alta neste final de ano, nos Estados Unidos a história é outra. O país registrou uma queda de 0,5% na produção de leite em relação ao ano anterior em outubro de 2021 devido ao aumento nos custos de produção. Bom, aqui o leite brasileiro e o americano têm algo em comum, correto?

Inclusive, o Conseleite/RS avisou que irá revisar os custos do setor aqui no Brasil, o objetivo é considerar os custos atualizados tanto do campo quanto da indústria para calcular o preço de referência do leite.

Ainda nesta semana, no Rio Grande do Sul, as Associações Gadolando e Jersey, deixaram, por ora, o Conseleite. As entidades afirmaram que não podem continuar apoiando a metodologia adotada pelo conselho.

A verdade é que, assim como hoje, na Black Friday, os custos de produção de leite também poderiam entrar neste clima – mas não só uma vez ao ano. Já que não tem promoção nos custos, onde os produtores podem apostar suas fichas? Uma boa solução é a assistência técnica. O artigo do Fabrício Nascimento aborda o assunto, bora conferir?

A assistência técnica pode auxiliar também no aumento da produtividade por vaca, a qual é influenciada por diversos fatores, incluindo a sanidade do rebanho. Dentre as várias doenças e parasitas que podem acometer os animais, o carrapato tem alta relevância, afetando desde bezerros até animais adultos.

O carrapato bovino é o vetor biológico de transmissão da tristeza parasitária bovina (TPB), a qual pode provocar prejuízos à saúde animal e diminuição do desempenho, além da alta mortalidade em bezerros.

O clima tropical brasileiro e o período de chuvas em que estamos aumentam a proliferação dos carrapatos. Por isso, cuidados são necessários! A MSD Saúde Animal tem uma linha de produtos que atuam nesses cuidados.

 

 

A pauta que nunca sai de cena: o mercado!

O mercado do leite é dinâmico, certo? Entã,o sempre bom dar fica por dentro do que está acontecendo. Semana retrasada, a CCGL enviou primeiro carregamento de produtos lácteos para a China, depois de quase 20 anos.

Dessa vez, vamos falar do Chile. O consumo doméstico de lácteos no mercado chileno está em alta, o que abre uma oportunidade para as exportações para o país. Será que teremos novos carregamentos? Aguardaremos!

Das oportunidades para as dificuldades... a indústria láctea brasileira vive um período desafiador, principalmente em termos de margem de lucro e rentabilidade.

Um exemplo é o Paraná, onde a macro situação econômica do país (inflação alta e diminuição do poder de compra dos consumidores) aliado ao tradicional aumento da produção de leite sazonal (como já comentamos) resultaram em uma queda generalizada do preço dos lácteos no estado, ao longo de novembro — os principais produtos do mix de comercialização, a muçarela e o leite UHT tiveram perdas significativas. Também no Paraná, o Conseleite/PR projetou uma queda de 6,71% no leite entregue em novembro.

 

O leite tem superpoderes?

Bom, podemos dizer que sim, por que não? Afinal, ele se transforma em queijo, quase um transformer! Como acontece essa transformação? De forma geral, são necessários quatro estágios para que o queijo seja obtido a partir do leite: coagulação, dessoragem, salga e maturação. O pessoal do THERMA/UFV escreveu um artigo bem bacana que explica passo a passo da transformação do leite em queijo.

Aproveitando que estamos falando de queijos, vamos conversar um pouquinho sobre os artesanais, forte tradição brasileira. O principal estado produtor de queijos artesanais no Brasil é Minas Gerais — que reúne diferentes microrregiões produtoras — com destaque para o Queijo Minas Artesanal (QMA). Bão demais, sô!

Mas, como será que a pandemia do Covid-19 impactou no comércio e na produção dos queijos artesanais, especificamente, do QMA? Uai, essa é uma boa pergunta! Para descobrir a resposta, vale a pena dar uma conferida no artigo publicado no Milk (jeito carinhoso que chamamos o MilkPoint) sobre o assunto. Bora lá?

 

Outros artigos bem bacanas (para não perder o costume, claro) essa semana foram:

 

Dairy Vision 2021: que baita experiência, meus amigos!

Na quarta-feira (23/11) e quinta-feira (24/11) ocorreu os dois últimos painéis do Dairy Vision 2021. Foram abordados a indústria de leite brasileira e comunicação do setor com os consumidores, que, sem dúvidas, precisa se posicionar ativamente – pensamento válido para todo setor e de outros stakeholders. Veja em detalhes o que foi discutido:
 

 

O evento acabou, mas não pense que você ainda não pode se inscrever. Pode sim, e o melhor: você não perde nada, todos os conteúdos ficam gravados por 60 dias na plataforma, clique aqui e se inscreva. Recadinho importante: o Dairy Vision 2022 é logo ali, nos vemos lá?

 

Páginas temáticas: MilkPoint sempre inovando!

Este ano, lançamos as páginas temáticas. Essa é uma iniciativa que separa os conteúdos do site por macro temas, visando uma melhor experiência para todos os leitores. Hoje e ao longo das próximas semanas vamos apresentá-las aqui para vocês, combinado?

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures