Fala, galera! A nata da semana chegou trazendo os principais assuntos da cadeia do leite dos últimos dias. Não seja o desatualizado da turma, se acomode e fique por dentro das principais pautas do setor. Vamos nessa! #goMilk
Consumidor: o dono do jogo?
2021 foi um ano de margens apertadas, de difícil repasse de preços entre indústria e varejo e, ao mesmo tempo, com pouco leite no campo devido a um aperto nas margens do produtor. Essa dificuldade toda foi oriunda de um consumo mais fraco, em que uma parcela dos consumidores das classes mais baixas, que ajudaram na demanda no ano passado, não tiveram fôlego e nem bolso para sustentar seu próprio consumo. Isso ocorreu por vários motivos.
O que podemos tirar de lição de um ano tão difícil para o setor? A sustentação da cadeia do leite depende do consumidor, de seus gastos. É preciso entender suas preferências, suas demandas e o seu orçamento. Mas também é possível influenciar suas decisões. Veja detalhes sobre o assunto no artigo "Margens apertadas e pouco leite no campo."
De olho no mercado internacional
O Global Dairy Trade (GDT) alcançou seu trecentésimo evento na terça-feira (18/01) com novas altas em seus valores médios. Após os preços apresentarem um leve aumento de +0,3% no evento 299, os resultados das negociações do evento 300 da plataforma Global Dairy Trade (GDT) sofreram aumento significativo nos valores dos lácteos: +4,6% em relação ao último evento, com o preço médio fechando em US$ 4.463/tonelada.
Ok, mas como os resultados do leilão GDT impactam o mercado lácteo brasileiro? Clique aqui para conferir, bora lá?
As condições climáticas e o preço do leite
De acordo com o IMEA, no Mato Grosso, a maior oferta e as condições climáticas favoráveis recuaram o preço do leite. Aproveitando a pauta sobre o clima, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou a previsão de como deve ficar as chuvas nos próximos meses.
Uma redução no déficit hídrico que algumas regiões do país enfrentam é importante, visto que o gado de corte e de leite sofrem com a estiagem. Os produtores de leite do Sul do Brasil vêm enfrentando dificuldades em virtude da falta de chuva, acesse aqui para conferir detalhes. Inclusive, o Paraná voltou a pedir apoio ao governo federal em virtude das perdas ocasionas pela seca no estado.
Queijos: o leite em mil e uma faces
Nesta quinta-feira (20/01) foi comemorado o Dia Mundial do Queijo. Com pelo menos 6 mil anos de existência, sua origem é uma incógnita. O queijo é o derivado lácteo obtido pela separação parcial do soro do leite e a agregação das caseínas. Ajustes nas etapas de fabricação permitem a produção de uma gama de diferentes queijos com sabores, formatos, aromas e texturas distintas. Quais são os preferidos de vocês?
Outros destaques da semana:
- Israel: startup cria superalimento a partir de colostro bovino
- Mastite clínica reduz o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras
- Dificuldades da difusão do leite A2 nos laticínios
- O leite brasileiro em um país de antagonismos
- Rússia: setor de laticínios enfrenta desafios
- Uruguai: produção de leite caiu, custos subiram e há preocupação com a falta de água
- México: produção de leite cai cerca de 50%
- Falta de chuvas prejudica produção de leite na Serra
- Conseleite/MG: projeção de queda de 0,77% no preço do leite entregue em janeiro
- MT: governo investirá R$ 18 milhões na pecuária leiteira
- Experts do leite: faça parte dessa história!
- EUA: como será a indústria de lácteos nos próximos 50 anos?
Quer ficar ainda mais por dentro do setor?
Participe do nosso grupo no Telegram: https://t.me/milkpointexperts
Siga-nos no canal do Youtube: https://bit.ly/2YegKsw
Ou acompanhe o Google Notícias: https://bit.ly/3gWQhWP
Gostaria de enviar textos ou sugestões de temas para nós? Encaminhe para contato@milkpoint.com.br ou deixe nos comentários!
Equipe MilkPoint