ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Na Expointer Digital, ministra destaca importância da inovação no agronegócio

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/10/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou nesta sexta-feira (2) da solenidade de abertura da 43º edição da Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Pela primeira vez, a maior feira do agronegócio a céu aberto da América Latina foi realizada em um modelo híbrido, com eventos virtuais e alguns presenciais.

No evento, a ministra ressaltou que o agronegócio brasileiro bateu recordes na produção e exportações neste ano e que na próxima safra haverá uma “avenida de oportunidades” para o setor. Segundo ela, os agricultores devem continuar a produzir com excelência e qualidade, pensando na sanidade e na sustentabilidade. “Temos que mostrar ao mundo o que fazemos. A nossa agricultura é diferente, temos uma tecnologia própria que o mundo não conhece”.  

A ministra agradeceu o presidente Jair Bolsonaro, que, segundo ela, sempre priorizou o agro brasileiro. "Em todas as dificuldades, todas as vezes ele ficou do lado do homem que produz neste país”. Ela também homenageou o ex-ministro da Agricultura Marcus Vinícius Pratini de Moraes, que, segundo ela, foi fundamental para a abertura de vários mercados para a carne brasileira.

A ministra parabenizou os produtores e os organizadores do evento. “Parabéns pela coragem, pela ousadia de se reinventar e superar desafios. É uma feira diferente, que mostra a força, a pujança, a audácia do homem do campo brasileiro”.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disse que a Expointer deste ano é marcada por duas características próprias do povo gaúcho: superação e reinvenção. “A realização da Expointer, apesar de todas as dificuldades, materializa o empenho do governo e do agronegócio em superar uma das maiores crises sanitárias de todos os tempos”, afirmou em vídeo apresentado na cerimônia.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, ressaltou que a feira deste ano inovou ao aproximar compradores e vendedores do setor agrícola. “O ambiente virtual que criamos vai permanecer para os próximos anos, engrandecendo nossa Expointer”. 

Segundo Covatti, mais de 1,4 mil carros visitaram os estandes da agricultura familiar, que neste ano ocorreu no formato drive-thru, com a participação de 50 produtores. “Estamos dizendo para todo o Brasil, todo o mundo, que o gaúcho está aqui, de cabeça erguida, vendendo esses produtos de grande qualidade”. No drive-thru, o consumidor compra direto com o produtor por meio do Whatsapp e retira os produtos no parque de exposição, como alimentos, bebidas, mudas e artesanato.

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Leonardo Lamachia, destacou os 50 anos do Parque Assis Brasil e a realização inédita da feira em um modelo híbrido. “É um encontro do passado com o futuro”, disse. 

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva, disse que o evento é resultado de esforços do governo, das entidades e dos produtores rurais. “O Rio Grande teve a ousadia de fazer e estamos aqui fazendo bonito para o país com a nossa feira”. 

A ministra também acompanhou o Desfile dos Grandes Campeões da Expointer, ao lado de autoridades federais e estaduais e representantes do setor agropecuário. No desfile, os animais de excelência genética são conduzidos pelos cabanheiros e criadores. Integraram a comitiva do Mapa os secretários Fernando Schwanke (Agricultura Familiar e Cooperativismo), Orlando Leite Ribeiro (Comércio e Relações Internacionais) e Fernando Camargo (Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação).

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures