A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, participou nesta terça-feira (1º) da live da Abraleite em comemoração ao Dia Mundial do Leite, juntamente com Geraldo Borges, presidente da Abraleite.
A live foi dividida em 4 tópicos principais, e o tema que abriu as discussões foi “O leite e os derivados como alimentos saudáveis importantes para a saúde humana em todas as fases da vida”. A ministra destacou a importância do consumo do leite em todas as fases da vida e acrescentou que quem acredita que não há benefícios no consumo deste alimento, deveria estudar mais para tomar conhecimento da qualidade do produto. “O leite é um alimento completo, fornece cálcio, vitaminas e sais minerais”.
A ministra ainda destacou a importância dos profissionais do segmento, que trabalham desenvolvendo melhor qualidade do produto in natura e derivados que chega na mesa dos consumidores, e ainda agradeceu ao SEBRAE pela ajuda e apoio aos produtores de leite.
Carlos Melles, presidente do Sebrae, que fez participação na live, agradeceu o convite e ressaltou a importância da presença da entidade da cadeia láctea. “Não só o Balde Cheio, mas vários programas voltados ao setor do leite permitem que façamos a diferença não só para o produtor, mas também para o consumidor final na hora de colocar esse alimento na mesa de muitos brasileiros.”
Dando continuidade nas discussões, a ministra teceu comentários sobre o que a cadeia leiteira proporciona de positivo para o país, e trouxe a questão de geração de emprego e renda como segundo tema. “Todos que conhecem um pouco do campo sabem da importância de geração de empregos e renda para o país. O Brasil tem mais de um milhão de produtores de leite, temos grandes e pequenos produtores, o que gera emprego e oportunidades para os envolvidos no setor”.
Tereza Cristina reconhece as dificuldades e desafios que o setor enfrenta e ressalta que há um caminho muito longo a percorrer. “Precisamos tecnificar mais, aumentar a renda do produtor, qualificar mais; mas essa talvez seja a atividade mais pulverizada e democratizada das cadeias do agro.”
A ministra ainda afirmou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem um time voltado somente para o setor lácteo , com profissionais que buscam alternativas para que o produto chegue cada vez melhor ao consumidor final e que mesmo com os desafios, buscam dar melhores condições aos produtores. “Os desafios são enormes, mas estamos buscando soluções para que esse produtor tenha cada vez mais dignidade e permaneça na atividade, produzindo um produto de qualidade e gerando renda.”
A ministra engrandeceu o produtor de leite e sua dedicação ao produto. “O produtor se dedica 365 dias do ano, acorda cedo todos os dias para realizar os processos. É uma atividade muito intensa, que o produtor permanece firme e forte mesmo em épocas de crise, para entregar um produto de qualidade ao consumidor.”
Geraldo ainda afirma que quase 99% dos municípios brasileiros produzem leite. “Segundo o último censo IBGE, temos quase 1 milhão e 200 mil propriedades/estabelecimentos produtores de leite, além de quase 20 milhões de empregos gerados direta e indiretamente”, afirmou ele.
O terceiro tema envolveu a produção sustentável e voltada ao bem-estar animal, uma tendência geral de todas as lideranças mundiais, permeando todos os setores produtivos, não só a cadeia do leite. A ministra ressalta a importância do segmento se adaptar a produção de forma sustentável devido a importância do conceito. “Não há mais o que discutir sobre esse conceito, temos que trabalhar sobre ele e implementar na produção, e com o leite não será diferente.”
As inovações e tecnologias não ficaram de fora do debate: “Cada vez mais vamos estar conectados no campo e trabalhando mais de maneira digital, e isso trará programas para melhorar a eficiência da atividade respeitando o meio-ambiente”, comentou Tereza Cristina. Além disso, a Ministra destacou a presença dos “investimentos verdes”, que estarão cada vez mais presentes no setor e afirmou a necessidade de preparação e adequação a esses modelos com a ajuda da Embrapa.
A ministra Tereza Cristina falou sobre o crescimento da produção brasileira de leite, chegando hoje a 35 bilhões de litros/ano. “O crescimento dos últimos anos foi espetacular! O espaço que temos para crescer ainda é enorme, tanto em quantidade quanto em quantidade além da diversificação da cadeia de derivados”, disse a ministra.
O evento foi encerrado com uma celebração em homenagem do Dia do Leite, parabenizando os trabalhadores do setor, lembrando que existem duas missões que o setor deve objetivar: aumentar o consumo de leite e gerar excedentes para o Brasil exportar o leite produzido.
Alguns outros representantes do setor como o presidente da Embrapa, Celso Moretti, a deputada Aline Sleutjes, presidente da Comissão de Agricultura; Sergio Souza, Presidente da FPA (Frente Parlamentar Agropecuária), também estiveram presentes e falaram sobre a importância da cadeia láctea.
A live completa voce encontra no YouTube.
As informações são do MilkPoint.