ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ministério fará parceria com supermercados para venda de produtos da agricultura familiar

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Ministério da Agricultura quer pôr em prática um acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para valorizar e incentivar a venda de produtos da agricultura familiar. Em evento na noite de domingo (05), em São Paulo, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do ministério, Fernando Schwanke, explicou que a ideia é que os produtos sejam identificados pelos supermercados por meio do selo da agricultura familiar, o que permitirá aos consumidores identificar esses alimentos nas gôndolas.

“Temos um acordo de cooperação técnica com a Abras, que deverá ser colocado em prática nos próximos meses, para que produtos da agricultura familiar sejam vendidos por esses supermercados e identificados junto ao público consumidor”, disse Schwanke, que representou a ministra Tereza Cristina durante o jantar de divulgação oficial da 42ª Pesquisa Ranking da Abras, na sede da Fecomércio, na capital paulista.

O primeiro passo, de acordo com o secretário, será a implantação de um projeto piloto no Estado de São Paulo. “Essa experiência deve acontecer em uma rede de mercados de Presidente Prudente (SP). Para isso, o Ministério da Agricultura fará a capacitação das cooperativas, que serão fornecedoras, e os supermercados, por sua vez, farão a aquisição e identificação desses produtos por meio do selo da agricultura familiar. A iniciativa vai valorizar o trabalho do pequeno e médio produtor e representará um diferencial para consumidores e profissionais da gastronomia, que demandam produtos que obedecem às boas práticas agrícolas de produção”, disse Schwanke.

Redução de perdas

A realização de parcerias com o setor varejista para redução de perdas e desperdício de alimentos no Brasil foi outro ponto abordado durante o evento. “Os supermercados são fundamentais nesse tipo de ação para diminuir essas perdas, que acontecem desde a lavoura até chegar nas gôndolas, principalmente em se tratando de hortifrutigranjeiros, que é onde acreditamos estar o maior nó dessa questão. Ficamos entusiasmados em saber que esse também é um foco da atual gestão da Abras, presidida pelo João Sanzovo, e novos projetos devem surgir por aí”, afirmou Schwanke.

No evento, foram homenageadas as empresas de supermercados que se destacaram no último ano. A Abras apresentou um panorama completo do setor: número de lojas, mão de obra, evolução dos canais, área de vendas, eficiência, participação dos estados em receita, entre outras informações. O secretário de Agricultura Familiar destacou a importância do evento para aproximar o Ministério da Agricultura, responsável por cuidar dos interesses do setor primário, com o varejo.

“São estabelecimentos responsáveis pela venda de 80% dos alimentos consumidos pela população brasileira. Isso demonstra a importância de nos unirmos a esse elo, que é o varejista. A orientação da ministra Tereza Cristina é, justamente, de fazermos essa aproximação”, disse.

O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 355,7 bilhões em 2018, o que representa 5,2% do PIB. Com 89,6 mil lojas, o setor registrou 1,853 milhão de funcionários diretos no ano passado, 30,7 mil a mais que o 1,822 milhão registrado em 2017.

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures