Startup concebida em 2015 pela empresária Rafaela Gontijo, a mineira NUU, especializada em pão de queijo, vai inaugurar no início de outubro uma fábrica própria que amplia em 500% sua capacidade de produção, que até agora era de 100 toneladas por mês, em uma planta terceirizada. Fruto de investimentos de cerca de R$ 3,5 milhões, a unidade também está situada em Patos de Minas, onde é a sede da empresa.
Em linha com práticas sustentáveis que norteiam a NUU desde sua criação - a companhia ganhou um prêmio da ONU e recentemente entrou na lista das 50 empresas do mundo que receberam o título “UN Best Small Business: Good For All” -, o empreendimento conta com 210 placas de energia fotovoltaica, captação de água da chuva e composteira em terra para resíduos orgânicos, entre outras soluções que mantêm a mineira como “carbono neutro” no cálculo de emissão de gases de efeito estufa.
Nessa conta, informa a startup, também pesa sua rede de fornecedores, formada por pequenos produtores situados a, no máximo, 40 quilômetros de distância da sede. Em parceria com a consultoria Invista Foods, a NUU mantém um programa de capacitação que ajuda os fornecedores a se adequarem a seus princípios de sustentabilidade.
Nesse sentido, a empresa também realça que foi aprovada pela Embrapa no programa Rural Sustentável, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com isso, vai selecionar uma das fazendas de queijo de leite cru com as quais trabalha para que ela se transforme em uma produtora certificada de baixo carbono e com práticas de agricultura regenerativa.
“Ser sustentável em uma cultura capitalista é desafiador, pois envolve ter fornecedores também sustentáveis, ou desenvolvê-los do zero. Do solo ao prato. Mas não vejo outro caminho para a alimentação a não ser trabalhar lado a lado com a natureza, e não contra ela”, afirma Rafaela Gontijo em nota.
Inicialmente vendidos em feirinhas de rua no Rio de Janeiro, os pães de queijo NUU - o nome da empresa é uma referência à expressão mineira de espanto “nú”, uma abreviação de “Nooossa Senhooora”- atualmente são comercializados em lojas de grandes cadeias do varejo como Pão de Açúcar e Carrefour e em redes de cafeterias de São Paulo, Rio e Espírito Santo. O portfólio da startup criada por Rafaela também inclui palitinhos de tapioca.
As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint.