Minas Gerais busca modelo para fundo de apoio ao leite

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Dirigentes de diversos fundos do agronegócio em outros Estados e representantes de entidades e cooperativas que atuam no setor leiteiro vão participar nesta quinta-feira (17), em Belo Horizonte, do workshop "Fundos de Apoio ao Agronegócio".

O evento, cujo objetivo é fornecer informações para a criação do Fundo de Apoio e Desenvolvimento da Cadeia Láctea do Estado de Minas Gerais (Funleite), será aberto às 8h30, no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pelo secretário Silas Brasileiro. Estarão presentes, entre outras autoridades, o secretário-adjunto de Agricultura, Marcelo Franco e, representando o secretário de Agricultura de Rondônia, Luís Cláudio Alves, Pereira, seu assessor Marco Antônio Gonçales Ribeiro.

O workshop tem o apoio da Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Política Agrícola (Cepa) e a coordenação técnica da Embrapa. De acordo com o secretário de Agricultura de Minas, "a apresentação da experiência dos fundos de apoio a setores como o de algodão, leite, carne e outros, criados em diversos Estados, será uma colaboração de fundamental importância para o desenvolvimento de iniciativa semelhante para a cadeia láctea no Estado."

Ele acrescenta que os representantes dos fundos estaduais convidados para o evento trocarão informações com os técnicos da Secretaria, dirigentes de empresas e cooperativas, bem como pesquisadores de universidades e outras instituições públicas e privadas com atividades vinculadas ao leite.

Além dos membros da Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite do Cepa, participarão do Workshop Fundos de Apoio ao Agronegócio, entre outros, estes representantes da cadeia láctea: vice-presidente da Itambé, Jacques Gontijo; presidente da Cooperativa Central de Laticínios (Cemil), João Bosco Ferreira; presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Leite, Vicente Nogueira; professor Vidal Pedroso, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); professor Sebastião Teixeira Gomes, Universidade Federal de Viçosa (UFV); presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA); e o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins.

A criação do Funleite foi proposta pelos integrantes da Câmara Técnica de Bovinocultura de Leite, que visam a defesa do setor, buscam soluções e dão suporte ao Cepa na formulação da política do agronegócio. Essa câmara é coordenada pelo empresário Eduardo Dessimone, também presidente da Comissão de Leite da Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg).

Segundo Silas Brasileiro, o agronegócio do leite será fortalecido com o fundo proposto e outras iniciativas desenvolvidas pelo governo em parceria com a iniciativa privada. "Os desafios da cadeia láctea são muitos, apesar da força do Estado neste setor", explica o secretário.

Minas Gerais lidera a produção de leite no país, com 6 bilhões e 400 milhões de litros/ano, ou 30% da produção nacional. O Estado é pioneiro na exportação de leite e derivados e conta com 40% dos pecuaristas no setor leiteiro, os quais contarão com um programa de profissionalização da Secretaria de Agricultura com o objetivo de melhorar a produtividade e a aplicação das normas de qualidade, visando, entre outros resultados, o aumento das exportações.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?