ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MilkPoint visita Fazenda Colorado em dia de novo recorde de produção

POR LUMA MARIA SOUZA MACHADO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/07/2023

5 MIN DE LEITURA

1
16

A fazenda Colorado superou seu próprio recorde de produção ontem com 110.421Kg de leite e média de produção de 45.2Kg por vaca. Fruto de um trabalho diário e enfrentamento de desafios comuns a fazendas grandes e pequenas como mão de obra, padronização de processos, liderança e compra de insumos, venda de produtos. No dia 06/07/23, o MilkPoint esteve presente na Fazenda Colorado que por 10 anos consecutivos é a 1ª colocada no Ranking TOP 100 maiores produtores de leite do país. 

A Analista de Marketing do MilkPoint, Laura Cones, passou o dia na fazenda para conhecer toda a história, evolução, tecnologias, bem-estar dos animais e também para conferir os lançamentos da marca Xandô. Sérgio Soriano e Carlos Pasetti - mais conhecido como Beto - conduziram a visita pelas instalações e compartilharam detalhes sobre o funcionamento diário da fazenda, do laticínio, bem como os procedimentos operacionais envolvidos na produção. Laura ressalta que “é muito importante destacar a dedicação aos animais em todas as etapas operacionais. E que garantir o bem-estar animal é essencial para a produção de produtos de qualidade."

 

                                                  

                     Laura Cones e Sérgio Soriano                                          Laura Cones e Beto

A fazenda conta com o famoso sistema carrossel de ordenha que acomoda vacas e que garante conforto ao rebanho, com iluminação e ventilação controladas. É um super investimento em tecnologia na fazenda que, ao garantir o bem-estar animal consequentemente, contribui para melhor qualidade do leite. É um total de 2.400 vacas ordenhadas 3x ao dia produzindo uma média de 6 mil litros por hora.

 

                                                                Sistema Carrossel de Ordenha  | Fonte: MilkPoint

A fazenda também conta com o sistema Cross Ventilation -  um método natural e moderno de resfriamento que ajuda a aumentar o fluxo de ar frio que entra e ajuda o ar quente do galpão a sair, aumentando o fluxo de ar naturalmente e fornecendo conforto às vacas. A temperatura dentro dos barracões se mantém vários graus abaixo da temperatura externa e mesmo que a umidade esteja alta ainda assim é muito mais confortável para os animais. Prova disso, é o número de animais deitados ao longo do dia e os desdobramentos disso como maior produção, melhores indicadores zootécnicos de reprodução e saúde. Obviamente esses indicadores não são estritamente ligados ao conforto, mas este tem papel preponderante no rompimento de limites técnicos atingidos antes do sistema Cross ventilation.

       Sistema Cross Ventilation - parede de papelão que quando molhada permite o fluxo de ar                                                                                              Fonte: MilkPoint

 

       Galpão em Sistema Cross Ventilation Fonte: MilkPoint

O MilkPoint perguntou ao gestor Sérgio “Quais as dificuldades a fazenda encontra no dia a dia com funcionários, com manutenção de maquinário e padronização de processos?” e ele relata que: 

“A primeira coisa é manter uma rotina constante na alimentação dos animais, com qualidade, quantidade e horário. Vaca adora a rotina. Outro ponto, que ao meu ver é uma oportunidade e não dificuldade, é a gestão das pessoas que trabalham com essas vacas. É uma oportunidade, pois se as pessoas estiverem bem intencionadas e preparadas, entregam um bom resultado final. Depois disso, nós temos a conservação da temperatura do leite e a manutenção do equipamento que realmente entrega para aquilo que foi desenhado. Sendo assim, precisamos fazer manutenção preventiva já que as vacas precisam ser ordenhadas em um equipamento balanceado. Outro ponto, é a cama em que as vacas são criadas, se é areia ou composto, é preciso cuidar e principalmente que esteja seco, a vaca não gosta de umidade. Com isso, precisamos levar o animal para ordenha limpo. Assim, a vaca entrega uma maior quantidade de leite, a fazenda ganha dinheiro, investe em equipamentos e tecnologias, a refrigeração é super importante e com isso é possível garantir uma melhor qualidade do leite.” É importante notar que os problemas e preocupações relatadas por Soriano, apesar de particulares da fazenda Colorado, são em geral dores comuns de fazendas menores que esta.

Produto final 

Além da gestão do negócio leite, a fazenda estrategicamente optou por verticalizar a atividade, vendendo leite e alguns derivados diretamente a mercados, padarias, etc. Esta foi uma decisão do passado e que traz consigo desafios dobrados, pois novamente é preciso gerir outra equipe e mais, escoar a produção gerando valor por meio dos produtos e marcas.

O portfólio da empresa hoje conta com 5 tipos de leites, uma liderança absoluta da categoria de leite tipo A, em São Paulo, e também conta com derivados lácteos (creme de leite, queijos e manteigas). Além disso, o portfólio contém sucos de diferentes sabores e alguns tipos de litragem, atingindo assim, diferentes canais de vendas e perfis de consumo.  

Em primeira mão, a Head de Marketing da Xandô, Vivian Ramirez de Andrade, mencionou os lançamentos para esse semestre. A marca apresenta a superioridade e a pureza do leite A Xandô na nova campanha "o leite que é mais Leite, faz a vida + saudável e + gostosa", que será iniciada em julho e vai até setembro, com ações e inserções na TV. O lançamento da campanha abordará de um leite fresco, 24h na mesa após a ordenha e com duração de 14 dias de validade. A head ressalta que o objetivo é estimular de volta o consumo de leite, nutriente esse extremamente essencial e nutritivo para todos.

Produtos Xandô | Fonte: MilkPoint

 

Leite Xandô Tipo A provenientes de vacas A2A2 | Fonte: MilkPoint

Com anos de histórias, evolução e muita dedicação a fazenda sempre tem buscado por inovação, entregar produtos de qualidade e que atenda diversos consumidores e mais do nunca é um trabalho que se preocupa extremamente com o conforto e bem-estar dos animais! Não tem como isso não ser sucesso não é mesmo?

Portanto, agradecemos por nos abrir a porteira e confiar no MilkPoint para fazer parte disso!

Sucesso à Xandô e à Fazenda Colorado!

LUMA MARIA SOUZA MACHADO

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LEONARDO FAQUINI

PONTA GROSSA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 09/07/2023

Referência em Gestão de Alta Performance e Excelência Agro Pecuária, oferecendo ao Mercado Consumidor Produtos Premium com Qualidade Assegurada.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures