O Valor Bruto da Produção (VBP) do agronegócio deve fechar o ano com queda de 3,4%, resultado melhor que o nacional, cujo indicador deve apresentar retração ainda maior: 10,5%. Os dados foram divulgados ontem pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
O presidente da entidade, Roberto Simões, destacou que o desempenho de Minas se deve à expansão da receita do café e leite, dois dos principais produtos do agronegócio do estado, que devem crescer, respectivamente, 3,2% e 6,3%, contribuindo para atenuar a queda dos outros produtos, como grãos e carne bovina.
O faturamento de grãos registrou retração de 11,9% e a receita bruta da carne bovina deverá ter uma queda de 9,9% em relação ao ano passado. Nos últimos dois anos, o Estado vem aumentando a participação no faturamento da agropecuária do país, que neste ano atingiu 11,7% do total gerado.
Durante o balanço do ano, na sede da Faemg, Simões também falou das expectativas para o próximo ano, que segundo ele, deve reverter à queda observada em 2005.
Fonte: Diário do Comércio/MG (por Juliana Gontijo), adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.