MG: produtores aguardam mudanças no "Leite pela Vida"

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores mineiros de leite aguardam o cumprimento da promessa feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, de revogação de resolução que prejudica o Programa Leite Pela Vida.

Em visita a Montes Claros, Norte do Estado, na quinta-feira (22/12), Lula e Patrus garantiram às lideranças rurais a revogação da Resolução 16, que estabelece o limite máximo de compra por produtor de R$ 2,5 mil por semestre - o que equivale hoje a 27 litros por dia por produtor cadastrado no programa. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) é uma das entidades que defende o aumento da cota de produção. Atualmente, o programa prevê a compra de 600 mil litros de leite/dia em oito estados do Nordeste e no Norte de Minas.

As lideranças rurais entregaram ao presidente e ao ministro o "Manifesto em Defesa do Programa Leite pela Vida", que tem a FAEMG entre os seus signatários. No manifesto, produtores e empresários de laticínios do Norte do Estado mostram que a atual cota de 27 litros diários por produtor inviabiliza o programa.

Em Minas, são distribuídos 150 mil litros de leite por dia para 130 mil famílias carentes do Norte do Estado e Vales do Jequitinhonha e Mucuri. A presidente estadual da Comissão Pastoral da Criança, Carmem Lúcia Costa, confirmou ao presidente que se a cota permanecer a partir de 1o de janeiro o programa estará prejudicado.

O presidente Lula pediu a Patrus Ananias para resolver o assunto. O ministro, por sua vez, afirmou que mandará revogar a Resolução e manterá novas discussões com todos os segmentos envolvidos, garantindo que nenhuma família será prejudicada.

"O cumprimento desta promessa é fundamental para o produtor", afirma o presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim, que está negociando esta mudança com o governo há mais de um ano. No discurso que fez em Montes Claros, o ministro afirmou que será mantida a cota diária de até cem litros de leite para cada produtor inscrito no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Fonte: Assessoria de Imprensa da FAEMG, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?