Isso afetará particularmente os produtos lácteos frescos e pode levar à pressão sobre os preços do creme de leite e do concentrado desnatado.
O mercado de lácteos da Reino Unido atualmente equilibra a oferta do excedente de produtos com as exportações para a UE. O creme a granel e o concentrado de leite desnatado são exportados para a UE quando:
- falta capacidade de processamento para se converter em manteiga ou pó, ou
- quando os preços no mercado da UE são mais atraentes do que no Reino Unido, ou
- quando os preços no mercado da UE são mais atraentes do que a transformação em manteiga ou em pó.
Esse comércio permite que o mercado do Reino Unido equilibre a demanda doméstica com o fornecimento e ajuda a manter os preços domésticos alinhados com os mercados da UE.
A partir de 1º de janeiro de 2021, a necessidade de ter um EHC para cada carga destinada à UE poderia atrapalhar esse comércio, devido ao custo e tempo adicionais necessários.
A própria natureza dessas negociações, a venda de produtos frescos, excedentes às necessidades imediatas, significa que são feitas em curto prazo e exigem um rápido retorno. A probabilidade de ter acesso a um veterinário qualificado para assinar o EHC a tempo pode tornar o processo insustentável.
Sem a capacidade de equilibrar o mercado interno, quaisquer volumes excedentes precisariam ser desviados para usos alternativos. Para o creme a granel, os excedentes poderiam ir para a manteiga, e os preços se alinhariam com o valor equivalente da manteiga. Atualmente, o creme a granel está atraindo um prêmio devido aos preços mais altos disponíveis no mercado de exportação da UE.
Para o concentrado desnatado, o produto excedente seria mais difícil de colocar, pois há menos capacidade de processamento no Reino Unido. A capacidade é particularmente limitada durante o período de Natal e o fluxo de primavera. Sem a capacidade de exportar volumes excedentes devido a atrasos, existe o risco de que algum concentrado desnatado precise ser desviado para as fábricas de produção anaeróbicas durante esses períodos, reduzindo o retorno líquido para os vendedores.
As informações são da AHDB, traduzidas pela Equipe MilkPoint.