ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mapa promoverá produtos da agricultura familiar em feira de alimentos e bebidas em São Paulo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 09/03/2020

4 MIN DE LEITURA

0
0

A agricultura familiar brasileira tem presença confirmada na próxima edição da Anufood Brazil – Feira Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), irá promover nove cooperativas de agricultores familiares e um agroindústria familiar no evento, que ocorre de 9 a 11 de março, em São Paulo. A ação conta com parceria da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Os produtores vão expor seus produtos no estande “Brasil Mais Cooperativo”, coordenado pelo Mapa. No espaço, os visitantes terão a oportunidade de conhecer o trabalho dos produtores familiares de diferentes estados e degustar queijos, doce de leite, castanhas, sorvetes, polpas de açaí e cupuaçu, geleias, licores, mel, vinhos, sucos e diversos tipos de cafés.    

As ações do estande serão focadas nas negociações dos produtos. O espaço com 200 m² contará com ambiente de atendimento ao cliente, área para preparação dos produtos, depósito e uma cozinha show, onde, em todos os dias do evento, os visitantes poderão acompanhar ao vivo a preparação de diversas receitas com os produtos da agricultura familiar.

Panqueca gratinada no doce de leite com café, caldo de abóbora com especiarias e queijo grelhado ao licor, porco na lata e polenta cremosa são alguns dos pratos que compõem o cardápio 

A feira promete reunir, no centro de eventos São Paulo Expo, importantes tomadores de decisão do agronegócio, distribuidores, atacadistas, representantes de redes de restaurantes e franquias, rede hoteleira, empórios, padarias e confeitarias, cafeterias, fornecedores para serviços de alimentação e grandes redes de supermercados do Brasil e do mundo.

A participação em feiras, como a Anufood, oferece aos empreendimentos da agricultura familiar a oportunidade de manter contatos com potenciais clientes, prospectar futuros negócios e ampliar a visibilidade dos seus produtos, como destaca o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa, Fernando Schwanke.

“Esta ação faz parte das estratégias da SAF, que tem entre os seus principais objetivos o de promover o fortalecimento da agricultura familiar. Um dos caminhos é fomentar a comercialização e a promoção dos produtos nos mercados privados. Estarão presentes na feira importantes players do mercado de alimentos e bebidas de diversas partes do mundo, será uma porta aberta para que esses empreendimentos familiares brasileiros possam apresentar os seus produtos e acessar novos mercados”, ressalta o secretário.

A feira é a única na América Latina totalmente dedicada a empresas de vários segmentos do setor de alimentos e bebidas, além de ser considerada pioneira na forma como apresenta o agronegócio e os produtos in natura. O evento contará com 12 pavilhões internacionais e tem expectativa de circulação de 10 mil pessoas.

Oportunidade 

Entre os expositores que irão compor o estande institucional do Mapa está a Cooperativa Agropecuária de Produção e Comercialização Vida Natural (Coopernatural), que vai aproveitar a movimentação da feira para lançar um novo produto, como antecipou o presidente Ricardo Fritsch.

“Sempre é importante poder expor seu produto para o público de lojas e restaurantes, pois estes levam nossos produtos ao consumidor final. Nesta feira iremos lançar o cereal orgânico à base de arroz vermelho e cacau e adentrar em um novo nicho. Estamos agregando mais valor à nossa produção com este novo produto e gerando sustentabilidade no campo”, afirma.

Fundada em 2004, no município de Picada Café, no Rio Grande do Sul, a Coopernatural conta com 26 cooperados e 75 famílias parceiras, que produzem melado, açúcar mascavo, geleias, mel, feijão, arroz, farinha sarraceno, farinha de arroz, farinha de milho, cervejas, suco uva bordo, branco e rose, sucos de laranja e tangerina e flocos de aveia.

Outro empreendimento participante será a Bio + Açaí Cooperativa de Alimentos da Biodiversidade do Amapá, cuja sede fica em Macapá. Criado em 1999, o grupo reúne seis cooperativas na produção de suco de açaí, polpa de açaí e palmito.

Para Edilson Lima, presidente da Bio + Açaí, participar da feira é uma oportunidade de apresentar tanto os produtos da cooperativa, quanto do Amapá, e todo o trabalho cuidadoso dos agricultores familiares da região. “Estarmos inseridos nessas feiras é muito importante para o nosso estado, pois estaremos divulgando o que nós temos de melhor no Amapá, para que o mundo conheça verdadeiramente de que maneira o povo da floresta vive e o que produz. Até pouco tempo, éramos desconhecidos, por acharem que não produzíamos nada, mas nós somos uma cooperativa que produz alimentos da Amazônia para o mundo e de muita qualidade”, destaca.

Sobre a feira

A Anufood é a versão brasileira da Anuga, maior evento mundial do setor de alimentos e bebidas, que completou 100 anos em outubro passado, durante a 35ª edição em Colônia, na Alemanha. O evento dedica espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais têm a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para fazer negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento reúne dez setores. São eles: Agrifoods, Meat, Chilled & Fresh Foods, Dairy, Drinks, Fine Food, Bread & Bakery, Organic, Sweets & Snacks, Food Service.

Serviço
Anufood Brazil
Data: 9 a 11 de março de 2020
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo/SP
Horário: 10h às 19h 
Informações: https://www.anufoodbrazil.com.br/

As informações são do Mapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures