Leite de fronteira é tema de debate em congresso

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O debate Leite 2010, realizado durante o Congresso Internacional do Leite, em Goiânia, de 28 a 30 de novembro, teve como tema principal o crescimento da produção nos estados de fronteira.

Segundo o professor Luis Fernando Laranja, do Instituto Ouro Verde, a produção de leite brasileira cresceu em torno de 3,5% ao ano entre 1990 e 2002, havendo, porém, crescimento desigual em relação às regiões. Enquanto o Norte cresceu 181%, o Centro-Oeste cresceu 108%, o Nordeste 16% e o Sul 69% no período. "São várias as razões para esse fenômeno, com destaque para questões mercadológicas, como o crescimento do leite UHT e queijos, tecnológicas, logística e a questão fundiária", diz Laranja.

Ele mostrou dados indicando que entre as microrregiões que mais crescem nos estados de fronteira, estão aquelas que tiveram a maior quantidade de assentamentos de reforma agrária e projetos de colonização privada. Embora não possa comprovar que o aumento da produção nas regiões de fronteira se dá fundamentalmente nesses projetos, os dados apresentados pelo Prof. Laranja sugerem que há uma alta correlação entre aumento da produção de leite e a presença de assentamentos. "A atividade leiteira é a única opção de muitos pequenos produtores assentados, pois permite a exploração em escala reduzida, ocupa mão-de-obra e dá receita regular", afirma. "O leite acompanha a expansão da fronteira agrícola, onde tem um agricultor tem uma vaca e onde tem uma vaca tem leite", completa ele.

Com base nesse cenário, o Prof. Laranja acredita que o número de produtores de leite está aumentando em vez de diminuir. "Uma coisa é o que acontece nas regiões tradicionais, em que há mais alternativas econômicas e pressão para o aumento de escala. Outra, é o que ocorre em regiões mais distantes, com poucas alternativas para quem está estabelecido. Nesses regiões, estou convencido que o número de produtores vem aumentando significativamente", diz ele.

O Prof. Vidal Pedroso de Faria, da Fealq, concorda: "O indivíduo tira leite quando não tem outra atividade. O leite é considerado uma atividade fácil para alguns. Existe muito leite extrativo, aquele em que o individuo não é especializado, uma característica destes indivíduos da fronteira", completa.

Ernesto Krug, engenheiro agrônomo e diretor da Avipal, no RS, abordou a situação da indústria, indicando a necessidade das empresas buscarem um mix de produtos diferentes do que se encontra hoje no mercado, buscando nichos mais rentáveis. "Deve-se buscar uma ação conjunta dos diferentes elos da cadeia e buscar um sistema de produção compatível com a realidade dos produtores", disse. Para ele, é importante investir no marketing institucional.

O professor Vidal relatou a evolução da cadeia leiteira no país, dizendo que nesta década o Brasil iniciou uma revolução na atividade, sendo exemplo a granelização e agora o pagamento por qualidade. Para ele, existe a consciência da necessidade da coleta de dados e de sua avaliação econômica, mas existem alguns problemas, como a uniformização do conhecimento técnico relativo a modelos de produção, a necessidade de uma tecnologia para desdobramento do leite, visando produtos mais rentáveis, e também uma conscientização dos produtores a respeito dos números.

O Congresso internacional do Leite foi realizado pela Embrapa Gado de Leite e parceiros, com a presença de mais de 600 pessoas.

Fonte: Joice Rodrigues, da Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?