ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

RO: laticínios devem incluir valor a ser pago pelo litro de leite na nota fiscal de compra

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/05/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

A mobilização dos produtores de leite de Rondônia por um relacionamento mais equilibrado com os laticínios começa a apresentar resultados. Nesta semana, o governador Marcos José Rocha dos Santos promulgou a lei, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, a qual obriga as empresas de beneficiamento e comércio de laticínios a informar aos pecuaristas leiteiros, “até o 10° dia útil do mês, o valor a ser pago pelo litro no mês subsequente”.

A lei, promulgada na segunda-feira (17/05), determina ainda que o valor a ser pago pelo litro de leite ao produtor deverá ser inserido no campo informações complementares da nota fiscal eletrônica de compra.

O texto estabelece que o valor de referência do leite, calculado pelo Conselho Paritário Produtores Rurais/Indústria de Leite do Estado de Rondônia (Conseleite), também deverá ser informado e inserido no campo de informações complementares da nota fiscal.

Caso a obrigação são seja cumprida, implicará na penalidade prevista na legislação tributária estadual, adverte a lei. De acordo com texto, a multa eventualmente aplicada aos laticínios será revertida para o Fundo de Investimento e Apoio ao Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite).

 

Segurança para os produtores

“Agora, o produtor, sabendo quanto vai receber, poderá programar as suas despesas”, pontuou o pecuarista Rui Barbosa de Souza, do município de Candeias de Jamari e presidente da comissão que está articulando a criação da Associação do Produtores de Leite de Rondônia (Aproleite/RO).

“Desde o ano passado, quando ocorreu a primeira mobilização [na qual os produtores pararam de entregar leite às empresas por 25 dias], nós brigávamos pela ativação do Conseleite e pelo valor de referência. Este ano, em nova paralisação, a nossa pauta foi a inclusão, na nota fiscal, do valor real a ser pago no mês subsequente.”

Conforme o presidente da comissão organizadora da Aproleite/RO, a promulgação da lei dará mais segurança aos produtores na relação com os laticínios.Com a nova legislação, assinala o pecuarista, as empresas não poderão mais combinar um preço e pagar outro, bem abaixo, 50 dias depois.

“Havia um combinado verbal [sobre o preço], mas os laticínios não informavam formalmente quanto iam pagar pelo litro de leite. Você só ficava sabendo o valor no momento de receber”, ressaltou Rui. “Agora, com o preço real na nota, haverá uma certa segurança para o produtor, porque ele vai saber realmente quanto receberá no próximo mês. O valor real a ser incluído na nota é o que será pago. Então, o produtor vai segurar as suas contas e trabalhar dentro do que vai receber.”

O pecuarista acrescenta: “a inclusão do valor de referência na nota também servirá como base. Dessa forma, teremos um controle de quanto vamos receber pelo leite que entregamos. Antes, a gente não sabia nem isso.” Ou seja, pontua, às vezes, o produtor contava com um preço e recebia bem abaixo, mas já havia feito despesas levando em conta o valor combinado verbalmente.”

Neste momento, Rui assinala, que o produtor não só ficará sabendo do valor que receberá no mês subsequente, mas terá a opção de buscar outro laticínio para entregar o produto, caso não concorde com o preço oferecido.

As informações são do AGROemDIA, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures