ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Lactalis: fabricação manual do camembert de leite cru na França

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/01/2021

1 MIN DE LEITURA

1
3

Desde 1º de janeiro de 2020 os produtores de “camemberts genéricos” da Normandia foram proibidos de usar o termo “fabricado em Normandia” em seus rótulos, sob pena de multa e apreensão dos queijos.

Desde 1982, o Camembert é protegido por uma denominação de origem controlada (DOP), o que o distingue dos Camemberts que não cumprem as mesmas regras. Mas logo em seguida as grandes usinas deram um “jeitinho” e colocaram nos rótulos a frase “fabricado em Normandie”, o que acabava confundindo os consumidores. O processo interno do Instituto Nacional de Denominações de Origem (INAO) na França demorou mais de vinte anos e só foi resolvida agora.

O tradicional Camembert de Normandie é um queijo feito com leite de vaca cru, de massa macia, ligeiramente salgado e casca florida. A exigência para ter o título “camembert protegido” é que o leite seja produzido e transformado em queijo na Normandia, com um rebanho com no mínimo 65% de vacas da raça Normande, nativas da região.

Controvérsias do queijo artesanal vs. industrial

Toda a discussão de queijo artesanal versus industrial está muito longe de ser simples. A Lactalis é uma das maiores indústrias transnacionais do mundo, com 80 mil empregados em 94 países. Ela faz faz leite em pó, queijo fundido, ultra processado etc. Por outro lado preserva na França modos de fabricação totalmente tradicionais, manuais, com leite cru.

As unidades do grupo que fabricam queijos AOP artesanais e de leite cru geralmente são fábricas compradas de famílias que não tinham sucessores para continuar a tradição queijeira. O que é admirável é que, na maioria dos casos, a Lactalis manteve tudo exatamente igual. Principalmente o nome de cada família, pois as marcas já eram conhecidas pelos consumidores.

Com todas essas aquisições, o grupo não só é o maior produtor de queijo artesanal e de leite cru na França, mas responsável por 95% dos Camemberts tradicionais vendidos no mercado.

E, em termos de volume, fabricante de mais da metade de todas as denominações de origem protegida queijeiras: Roquefort, Saint-Nectaire, Ossau-Iraty. A lista chega a 27 queijos ultra super tradicionais.

As informações são do Estadão, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JARBAS JOSÉ SABINO

TRÊS RIOS - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 20/01/2021

Parabéns! respeito e admiração por essa atitude! Quem experimenta um bom queijo artesanal percebe logo o quanto é mais saboroso!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures