Distúrbios gastrointestinais em adultos jovens podem ser associados ao leite de vaca. Apesar de algumas reações alérgicas poderem estar envolvidas, uma pesquisa finlandesa informou que a intolerância ao leite bovino geralmente não é a causa destes distúrbios.
Em um estudo anterior, a pesquisadora da Fundação para Pesquisa em Nutrição, de Helsinki, Finlândia, Laura Paajanen, e sua equipe, mostraram evidências de que problemas gastrointestinais em crianças em idade escolar foram algumas vezes associados à intolerância ao leite bovino. Os pesquisadores, então, conduziram uma nova pesquisa para determinar a causa de desconfortos similares em adultos jovens.
Os pesquisadores avaliaram 827 homens jovens de 16 a 21 anos com relação a sintomas gastrointestinais relacionados a alimentos, e então, conduziram análises mais detalhadas em 49 indivíduos que reportaram esses sintomas e em 29 que não reportaram.
Aproximadamente 10% dos participantes do estudo reportaram que tiveram sintomas gastrointestinais severos, geralmente associados a alimentos, no ano anterior. Vinte e quatro por cento de todos os participantes do estudo disseram que o leite bovino causou esses desconfortos e 13% disseram que não bebiam leite.
Quando os pesquisadores separaram as pessoas em subgrupos com sintomas gastrointestinais, sendo um deles consumindo leite e outro consumindo uma bebida placebo contendo soja, o leite só induziu aos sintomas em apenas 2 dos 23 participantes que completaram o teste. Quatro dos 47 participantes do estudo tinham um gene associado à intolerância à lactose.
Entretanto, os participantes do estudo que tiveram problemas gastrointestinais mostraram maiores níveis de marcadores da atividade do sistema imune dentro de seus intestinos e em seu sangue. Eles também tinham duas vezes mais probabilidade do que as pessoas sem sintomas de terem um gene associado com auto-imunidade.
Os resultados sugerem que alguns tipos de reações alérgicas a alimentos podem causar esses sintomas gastrointestinais, mas o leite bovino raramente é a causa, segundo disseram os pesquisadores.
Paajanen e sua equipe disseram que as pessoas que evitam os produtos lácteos devido à crença errada de que são intolerantes à lactose podem correr o risco de ficar sem nutrientes importantes.
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, Dezembro 2005, publicado em Reuters Health, adaptado por Equipe MilkPoint
Intolerância a leite é rara em adultos, mostra estudo
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.