ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inovação e sustentabilidade da agropecuária brasileira são apresentadas em eventos na Europa

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 26/05/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

As ações do Brasil para aumentar a produtividade no campo aliada à preservação dos seus recursos naturais e de sua biodiversidade estão sendo apresentadas nesta semana a representantes do governo, do setor privado, de instituições acadêmicas e da sociedade civil da Europa.

Na série de diálogos denominada AgriTalks, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fernando Camargo, apresentou em Madri, Berlim e Roma as oportunidades e desafios de políticas para agricultura sustentável.

Ao trazer dados sobre a produção agrícola brasileira, o secretário pontuou na reunião em Berlim, na terça-feira (24), que os encontros são uma oportunidade de dialogar com a Europa e trazer informações de fontes primárias e confiáveis. Ele mostrou que atualmente o Brasil preserva 66% de seu território em áreas públicas e privadas, o que equivale a 5,64 milhões de quilômetros quadrados.  “Isso equivale a 23 vezes o território do Reino Unido, 136 da Holanda, 11 da Espanha e nove territórios equivalentes à França. Os dois pilares da agropecuária sustentável do Brasil são produzir e conservar”, ressaltou Camargo. 

Segundo ele, o grande futuro da agropecuária brasileira está na recuperação das pastagens degradadas. “Hoje temos 90 milhões de hectares de pastagens degradadas no Brasil que podem ser recuperadas. Isso significa que é sobre essa nova área que será a nova fronteira agrícola e de pecuária no Brasil. Não é no bioma amazônico”, enfatizou. 

Até a década de 1970, o Brasil era um importador líquido de alimentos, e hoje exporta para mais de 200 países e alimenta cerca de 10% da população mundial. Entre 1976 e 2020, o Brasil aumentou a produtividade em 400%, aumentando apenas 50% o uso da terra.  

“Isso foi conquistado com muita inovação, muita ciência e muita tecnologia, especialmente por meio da Embrapa. Esse é o segredo da nossa agricultura, aliado ao espírito empreendedor do nosso agricultor”, disse o secretário. Ele explicou que essa mudança foi feita com a transformação de solos pobres, especialmente no Centro-Oeste brasileiro, em solos férteis, com a adaptação de animais e cultivares. 
 

Agritalks 2022

O evento, organizado pelas Embaixadas do Brasil em Madri, em Berlim e em Roma e pela Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) reúne especialistas e representantes de organizações brasileiras e locais, empresas e centros de pesquisa. A última rodada de painéis será realizada no próximo dia 26, em Roma.  

As informações são do Mapa, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures