Embora seja importante um olhar para o exterior, é essencial para as empresas brasileiras ter um olhar atento ao mercado, cenários e tendências nacionais. A lógica é simples: para ser competitivo no mercado internacional é primordial ser competitivo no interno.
A competitividade de uma indústria láctea é moldada por diversos fatores: comportamentos de consumo atuais e futuros; oportunidades de novos negócios e investimentos, e um entendimento claro da conjuntura e projeções do mercado brasileiro.
É justamente pensando no cenário nacional que o Dairy Vision 2021 no dia 23/11, em seu quarto painel, trará uma sequência de palestras sobre o mercado lácteo brasileiro. Este ano, o evento que se consolidou como referência para a cadeia do leite global, chega a sua 7ª edição com a proposta de enxergar oportunidades em um cenário incerto e de mudanças.
Confira abaixo os grandes nomes do setor que estarão conosco e a programação deste painel:
Consolidação no mercado de queijos: desafios e oportunidades, Maikel Grasel, Conselheiro da Ultracheese
A indústria queijeira compõe grande parte do mercado nacional, com laticínios de pequeno, médio e grande porte. Embora o consumo de queijos seja comum entre os brasileiros, os desafios deste segmento são muitos, mas as oportunidades também.
Uma das características marcantes do mercado de queijos é ampla variação de opções dos produtos, desde queijos finos aos tradicionais. Dessa forma, é preciso traçar estratégias de mercado específicas, afinal, o perfil de consumo entre eles é diferente. Como tornar os queijos finos mais consumidos no dia a dia? Como convencer o consumidor que é possível incluí-los na rotina? Isso é possível? Se sim, como?
E os queijos tradicionais? Aqui, o desafio também é enorme. Em um mercado com ampla concorrência e com produtos com pouca ou nenhuma diferenciação, como se destacar? Quais são os possíveis caminhos para ser mais competitivo aos olhos do consumidor final e do canal de food service? Onde explorar oportunidades? Como traçar estratégias de diferenciação da marca e do produto?
O assunto traz muitos questionamentos pertinentes para todas as indústrias lácteas inseridas no mercado de queijos, tradicionais ou não. Por isso, no Dairy Vision 2021 teremos uma palestra com essa temática, ministrada por Maikel Grasel, Conselheiro da Ultracheese – plataforma de queijos e cremes detentora das marcas Cruzília, Lac Lelo, Itacomy e Búfalo Dourado. Ou seja, vamos conversar com quem entende do assunto!
Desafios atuais e futuros da indústria láctea no Brasil, Valter Galan, sócio no MilkPoint Mercado
Do amplo para o segmentado, o mercado de lácteos não é composto por apenas o de queijos. Existe uma gama de derivados também fabricados por diversos laticínios espalhados ao longo do país. Por isso, ter uma visão macro também é importante!
A busca por competitividade nas gôndolas, muitas vezes está intimamente atrelada a todos os processos que antecedem a chegada do produto final até o consumidor. As variáveis são muitas: importação, exportação, volume de produção de leite, preço pago ao produtor, situação econômica do país, taxa de câmbio, mercado de grãos e comportamentos de consumo.
Como compilar todos esses fatores em uma receita de sucesso? É possível mitigar os gargalos e traçar oportunidades competitivas? Quais são os desafios atuais da indústria do leite e qual sua interação com todos os elos da cadeia? Os desafios de hoje são os mesmos de amanhã? Como podemos nos preparar melhor para um futuro sustentável, lucrativo e competitivo?
Novamente, temos uma temática com inúmeras e importantes questões que precisam e devem ser debatidas. No Dairy Vision 2021, Valter Galar, sócio do MilkPoint Mercado, trará o assunto. Galan tem vasta experiência no setor lácteo, ou seja, as informações de sua palestra com certeza farão diferença no futuro da sua empresa!
Os lácteos são ainda atrativos para o mercado de investimentos? Bruno Martins Silva, sócio da Arlon Latin America
Todo negócio precisa de investimentos para prosperar e crescer. Na indústria de laticínios não é diferente e os investimentos podem atuar em várias frentes: desde a otimização de processos, adesão de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos e até mesmo construção de novas unidades fabris. Mas, será que, com tantas indústrias, o setor lácteo ainda atrai investimentos?
Bruno Martins Silva, sócio da Arlon Latin America, empresa que recentemente investiu na Betânia Lácteos – maior empresa de lácteos do Nordeste — falará sobre o assunto no Dairy Vision 2021. Certamente, essa temática interessa a todas as indústrias do setor!
Na era do consumidor: uma visão do mercado lácteo brasileiro, Kennya Siqueira, pesquisadora da Embrapa Gado de Leite
Não basta ter investimentos e dominar os cenários do mercado, é indispensável dialogar com os consumidores e entender o que eles desejam. Sabemos que, pautas como saudabilidade, sustentabilidade, naturalidade e indulgência fazem parte das exigências dos consumidores lácteos.
Mas, como isso se comporta nas seis gerações existentes no país? É diferente? Como atingir cada uma? O que elas querem? E o consumidor do futuro? As pautas de consumo serão as mesmas? Em qual intensidade? Em meio a tantas tendências, como fica o poder da marca e do preço?
Realmente, entender o mercado consumidor não é, nunca foi e nem será uma tarefa simples! Mas, o Dairy Vision 2021 desembaça os cenários e te ajuda a enxergar as oportunidades. Para isso, contaremos com a palestra da Kennya Siqueira, Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite, sobre uma visão do mercado lácteo brasileiro na era do consumidor.
Produtos lácteos e o sistema imunológico: novos desenvolvimentos e oportunidades, Adriano Rangel, pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte
A pandemia da Covid 19, ampliou a busca por alimentos que, além de nutrir, proporcionem benefícios a saúde humana, como reforço do sistema imunológico, benefícios a saúde mental, emocional, cognitiva a e intestinal, por exemplo.
Os lácteos, em virtude de sua rica composição nutricional já apresentam um grande diferencial competitivo quando o assunto é bem-estar e saudabilidade.
Mas, com tantas opções já existentes no mercado, será que existem novas possibilidades de desenvolvimento de novos produtos? Quais são as oportunidades? Onde o setor pode investir seus esforços?
Adriano Rangel, pesquisador na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, explorará este assunto no Dairy Vision 2021. Mais uma temática fundamental para as indústrias dominarem e se diferenciar dos concorrentes.
Lácteos e ciência, nutrição e saúde: oportunidades para o setor? Paulo Henrique Fonseca da Silva, Professor na UFJF
Também fomentando a discussão sobre saudabilidade de lácteos, Paulo Henrique Fonseca da Silva, Professor na UFJF, abordará o papel da ciência, bem como da nutrição e saúde.
Ou seja, teremos duas palestras, com diferentes visões e abordagens, mas que convergem para o mesmo destino: explorar as oportunidades e o potencial dos lácteos como promotores da saúde!
Com tantos assuntos relevantes e pertinentes, você não pode ficar de fora do Dairy Vision 2021. Nos dias 17,18, 23 e 24 de novembro temos um encontro marcado com grandes nomes do setor mundial e nacional.
Juntos vamos traçar estratégias, enxergar oportunidades, entender o presente e nos antecipar ao futuro. Ainda não se inscreveu? Se inscreva agora, clique aqui. Aproveite também para conferir a programação completa do evento. Dairy Vision 2021: o evento que te ajuda a enxergar as oportunidades em um mundo desafiador e incerto.