Índia: Produção de leite deve aumentar em 2006

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Condições climáticas quase normais em 2005 na Índia deverão resultar em um aumento na oferta de alimentos animais, que deverá levar a uma maior produção de leite fluido no próximo ano fiscal, que tem início em abril de 2006. A produção de leite na Índia no próximo ano fiscal deverá ser de 96 milhões de toneladas, comparado com a produção de 92 milhões de toneladas no atual ano fiscal.

A maior demanda por produtos lácteos de valor agregado e o crescente investimento privado nas fábricas de processamento de lácteos (estimulado por políticas liberais de crédito e menores taxas de juros) deverão fornecer um incentivo à produção de leite na Índia nos próximos anos. Esses fatores também levaram a maiores preços ao produtor para o leite cru, estimulando, com isso, os produtores de leite a atualizar os estoques genéticos de seus animais e a aprimorar as práticas de manejo nutricional dos animais.

Uma melhora nos estabelecimentos de resfriamento e nos métodos de transporte de leite está ajudando a superar o problema dos déficits regionais, particularmente durante a estação de verão seco (abril a agosto). O "leite reconstituído", formulado usando leite em pó desnatado e óleo de manteiga também ajuda a superar o déficit sazonal.

A contínua expansão na capacidade de processamento de leite no setor privado, a necessidade de sustentar as ofertas de leite fluido durante a estação seca e os firmes preços em 2005 deverão levar a uma maior produção total de leite em pó para 290 mil toneladas em 2006 (de 270 mil toneladas em 2005), informou um relatório da Rede de Informações Globais de Agricultura (Global Agriculture Information Network - GAIN)

A produção de leite em pó desnatado deverá ficar em 190 mil toneladas em 2006, constituindo 66% da produção total de leite em pó. A produção combinada de manteiga e ghee (manteiga purificada fundida) deverão aumentar de 2,85 milhões de toneladas em 2005 para 3,2 milhões de toneladas no ano fiscal de 2006, 2,4 milhões de toneladas de ghee e 800 mil toneladas de manteiga (incluindo cerca de 75 mil toneladas de manteiga branca para uso culinário). Estima-se que 70% da produção total de manteiga e ghee na Índia vêm do setor não organizado.

O consumo per capita de leite em 2005 é estimado em 230 gramas por dia. Mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares, o rápido crescimento na população urbana e o aumento da renda dos consumidores indianos contribuíram para a crescente demanda por produtos lácteos estilo ocidental, como queijos processados, iogurtes fermentados, iogurtes com sabor e sorvete. O consumo de sorvete foi estimado em cerca de 145 milhões de litros durante 2005, com um crescimento de 10%.

Considerando os atuais preços mundiais competitivos do leite em pó, a indústria previu que as exportações de leite em pó aumentarão para 20 mil toneladas no ano fiscal de 2005. As exportações de manteiga (principalmente de marcas e empacotadas) deverão aumentar para 15 mil toneladas devido ao aumento da demanda por produtos lácteos com marcas na Índia e aos fortes preços internacionais.

As importações de leite em pó desnatado deverão ser relativamente pequenas, de 250 toneladas, no ano fiscal de 2005, apesar dos firmes preços domésticos e da forte demanda. Restrições sanitárias injustificáveis aos produtos lácteos também prejudicam as importações. As importações de óleo de manteiga durante o ano fiscal de 2006 deverão permanecer insignificantes, devido à fraca demanda doméstica e às condições sanitárias não justificadas de importação.

As importações de manteiga e óleo de manteiga no ano fiscal de 2005 deverão decrescer para 5 mil toneladas, comparado com cerca de 10 mil toneladas no ano anterior, devido aos firmes preços internacionais e à maior produção doméstica.

Fonte: FinancialExpress.com, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?