O presidente da Associação de Lácteos da Índia, Animesh Banerjee, disse que, apesar de o país ter se tornado o maior produtor de leite do mundo, com 90 milhões de toneladas produzidas, a indústria está enfrentando diversos desafios.
Esses desafios incluem baixa produtividade per capita, adoção de nova tecnologia, falta de infra-estrutura e ausência total de subsídios, disse ele. Banerjee disse que existe a necessidade de promover estratégias para superar os desafios emergentes que surgiram com as mudanças no regime comercial, doméstico e global. Segundo ele, os países ocidentais possuem animais de alta produção, ao passo que a Índia necessita desenvolver cruzamento de raças.
Banerjee disse também que com o surgimento das políticas e práticas de proteção ao consumidor e com a maior pressão para uma adesão aos padrões de segurança alimentar, a produção de leite limpo e o processamento higiênico do leite se tornaram um requerimento e uma necessidade. A Associação de Lácteos da Índia tem tomado várias medidas para se adequar aos padrões internacionais na produção de leite e seus derivados.
No ano passado, o país exportou mais de 25 mil toneladas de produtos lácteos, o que denota um aumento significante com relação ao modesto comércio de duas mil toneladas do final dos anos noventa, disse ele.
Banerjee disse que a Índia está sendo nesta semana sede da 34ª Conferência da Indústria de Lácteos, evento de três dias, que contará com a participação de 1500 representantes da Índia e de diversos outros países, como Alemanha, Austrália, Nova Zelândia, Sri Lanka, Nepal, Bangladesh e Egito.
Fonte: WebIndia123.com, adaptado por Equipe MilkPoint
Índia: Indústria de lácteos enfrenta desafios
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.