IN 51: novo ofício do DIPOA pode autuar laticínios

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Um novo Ofício Circular do DIPOA sobre a Instrução Normativa 51 entrou em vigência este mês. Nele, de acordo com Priscila Rangel, chefe da Divisão de Inspeção do Leite e Derivados do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Mapa, os laticínios sob SIF, incluindo os postos de refrigeração, cuja recepção de áreas de leite seja proveniente diretamente de produtores rurais, tanques comunitários e que não estejam realizando procedimento de coleta e envio de amostras de leite, deverão ser autuadas com base no artigo 534 do RIISPOA.

"Este novo ofício substitui o ofício circular no 24/2005, de 29/06/2005, que estabelecia que nos próximos seis meses, a partir de 01/07/2005, haveria uma fase de transição para a implantação dos novos parâmetros de controle da qualidade do leite". De acordo com Rangel, este ofício no 24/2005 teve um caráter de orientação, mas não eximia as indústrias sob SIF de coletar as amostras de leite e encaminhar para os laboratórios credenciados.

Priscila Rangel explica que cada estado possui coordenadores da I.N. 51. "Estes coordenadores são responsáveis pelo levantamento de todas as indústrias que estão ou não enviando amostras para os laboratórios credenciados, sendo assim as que não estão enviando amostras serão autuadas".

"A partir das amostras que estão sendo encaminhas aos laboratórios, faremos um levantamento das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e mediantes os resultados obtidos agiremos pontualmente. Por exemplo, se em uma determinada região houver um alto número de CCS no leite, iremos fazer um trabalho junto aos produtores para saber o que pode ser feito para a redução desta alta CCS", resume.

Priscila acredita que até fevereiro terá os dados consolidados e mediante isso ações serão tomadas. "A instrução normativa 51 esta caminhando como nós esperávamos, mas ainda é necessário melhorar o processo de envio das amostras aos laboratórios", conclui. Joice Rodrigues, da Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Samuel Dias Duarte
SAMUEL DIAS DUARTE

ALTA FLORESTA - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2006

Olá, concordo plenamente com vocês, sou produtor da região norte do Mato Grosso, Alta Floresta. Aqui existe três laticínios, só um deles que está granelizando de forma correta, com tanques individuais e comunitários de no máximo 6 pessoas por tanque. Aí sim, essa é a verdadeira granelização, onde o produtor leva seu próprio leite, no tardar de 1 a 2 horas.



Já têm outros laticínios que não só têm tanques de 50 a 200 produtores, são postos de recebimento, aonde chega leite até 13:00 da tarde. Não considero isso granelização e sim leite gelado de má qualidade, fraudando o leite com produtos químicos. O que vocês têm a me dizer sobre esta situação!



Em relação aos laboratórios, deveria ter um em Cuiabá, para atender Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As nossas rodovias são precárias e além de tudo alguns assentamentos do governo não tem energia elétrica. Como resfriar esse leite ?



Atenciosamente,



Samuel
Fábio Fonseca Martins
FÁBIO FONSECA MARTINS

RIO VERDE - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/02/2006

Fico feliz em saber que a normativa 51 se tornou realidade e que os laticínios irão ser fiscalizados. Na minha região (Rio Verde-GO) alguns laticínios estão fazendo análise de amostras de leite que estavam no resfriador por mais de 4 dias (eles não fazem a coleta de 2 em 2 dias como previsto na normativa 51). O sucesso da normativa 51 vai depender da eficiência e da responsabilidade de todos os seguimentos da cadeia produtiva do leite.
Qual a sua dúvida hoje?