FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Importações brasileiras de lácteos reduzem 29% em outubro em relação a setembro

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (04/11) pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), a quantidade importada de leite (em litros equivalentes) no mês outubro diminuiu 29% em relação a setembro, com 71,6 milhões de litros em equivalente leite importados. Na comparação de out/19 com o mesmo mês do ano passado, a quantidade importada ficou 54% menor.

Já em relação a exportação, também houve uma diminuição no mês de outubro. Os 8,8 milhões de litros em equivalente leite exportados pelo Brasil representaram uma queda de 13% em relação a set/19 e de 6% em relação a out/18. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea, que foi de -63 milhões de litros em outubro, gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo da balança comercial de lácteos no Brasil em equivalente leite (milhões de litros); elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do COMEXSTAT.

Os leites em pó representaram 51,3% das importações totais brasileiras em outubro, no entanto apresentaram reduções de volume importado, -63% para o desnatado e -30% para o integral.

Apesar da desvalorização do dólar frente ao real no último mês e a instabilidade do câmbio aliada à oferta restrita de leite em pó do Mercosul, o interesse no produto importado diminuiu, fato que sustentou os preços do leite em pó internamente. No acumulado do ano (jan/out) o desnatado se encontra 10% mais alto que o mesmo período de 2018.

Além disso, também foi possível notar uma menor importação de manteiga (-61%). Na via contrária, os queijos e o soro de leite aumentaram 23% e 22%, respectivamente. Na tabela 2, é possível observar as movimentações do comércio internacional de lácteos para o mês de outubro deste ano.

Tabela 2. Balança comercial láctea em outubro de 2019; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do COMEXSTAT.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ROBERTO KIEVITSBOSCH

ANDRADAS - MINAS GERAIS

EM 06/11/2019

Nos produtores de leite no Brasil estamos ferrados com essas importações ,lá fora os produtores são subsidiados e nós no Brasil estamos quebrando
MATEUS CARLOS GONTIJO

TIROS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/11/2019

Não podia existir essa importação que está acabando com os produtores brasileiros.
Esse governo, prometeu mudanças é nada faz , o produtor de leite não aguenta mais essa situação, pagam um preço q não cobre o custo, vae ser assim até quando?