ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Imigrantes: uma história de superação!

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/07/2023

2 MIN DE LEITURA

0
7

No dia 25 de Junho, aqui no Brasil, comemorou-se o Dia do Imigrante, data criada para homenagear pessoas que deixaram para trás família, amigos fugindo de guerras, buscando melhores condições de vida. Em especial, o Brasil, país conhecido pela sua diversidade étnica cultural, foi formado e construído por diferentes nacionalidades como italianos, alemães, japoneses e holandeses e etc. Essas etnias chegaram em meados dos séculos XVIII / XIX e ajudaram a colonizar o território brasileiro. Sem contar a vinda de tantas nacionalidades africanas que abasteceram o país com mão de obra escrava ao longo de praticamente toda a história do país.

O legados dos imigrantes

Imigrar faz parte da existência humana na terra desde sempre. O leite não fica fora disso, pois deve boa parte de sua evolução e fortalecimento a grupos de imigrantes que chegaram aqui sem muita coisa além de conhecimento sobre vacas e muita força de vontade. 

Um exemplo foi a chegada dos holandeses em Carambeí que trouxeram consigo práticas culturais e técnicas de produção leiteira. Os colonos atuaram fortemente na fabricação de laticínios e fundaram a conhecida marca Batavo. A linha conta com vários produtos derivados do leite, como iogurtes, creme de leite, requeijão e o conhecido Chocomilk, etc. O legado dessa marca perdura e se destaca como um exemplo de produção e inovação no mercado brasileiro. 

Outro legado holandês da região de Castro-RS, foi a famosa colônia e cooperativa Castrolanda que hoje é dona de 12 marcas que processam produtos do campo de mais de mil cooperados - entre elas estão os produtos lácteos, agrícolas, cultivo de batata e produção de carne. O perfil dos produtores é variado, indo de grandes produções a agricultura familiar.

Assista o vídeo em homenagem à Castrolanda no Dia do Imigrante: 

Os exemplos de imigrações e legados são de fato, inúmeros e muito importantes na construção e desenvolvimento do país. Tivemos a chegada dos alemães também na região Sul em que muitos eram além de produtores, artesãos, comerciantes, religiosos e professores. Tivemos a imigração dos italianos que chegaram em São Paulo e fazem parte da evolução do comércio local e participação nas indústrias - com sua mão de obra. Os japoneses vieram e instalaram-se no interior paulista para trabalhar em lavouras de café, produto responsável pela introdução da ferrovia no estado construída para escoar o principal produto de exportação brasileiro. 

As imigrações também tiveram um impacto social significativo. Os imigrantes trouxeram consigo culturas, tradições e valores, enriquecendo a diversidade brasileira. Suas contribuições nas áreas da música, arte, culinária e religião ajudaram a moldar nossa  identidade e construir uma sociedade multicultural.

A importância das imigrações para o povo brasileiro é inegável. Os imigrantes ajudaram a desenvolver a economia, enriquecer a cultura e contribuir para o crescimento demográfico do país. Suas influências e contribuições são parte integrante da história e identidade do Brasil, tornando-o uma nação mais diversa, dinâmica e globalmente conectada.

Nosso muito obrigada a cada pioneiro e suas gerações que persistem na atividade leiteira.

Gostou do conteúdo?  Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures