Os preços agrícolas subiram 2,35% na primeira semana de novembro, com ganho de 2,62 pontos porcentuais em relação ao mês de outubro, retomando a tendência de alta, conforme levantamento semanal do IEA (Instituto de Economia Agrícola) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Segundo o pesquisador do IEA, Nelson Martin, "o Índice de Preços Recebidos (IPR) pelos agricultores teve alta em virtude do crescimento nos preços dos produtos de origem vegetal e do melhor desempenho das commodities, de modo geral".
Dos 19 produtos analisados, cinco apresentaram crescimento no preço (banana, batata, café, cana-de-açúcar e laranja), enquanto 13 tiveram reduções (algodão, amendoim, arroz, cebola, feijão, milho, soja, tomate, trigo, aves, leite, ovos e suíno). No segmento animal, a queda nos preços de aves, boi, ovos e suínos levou à redução de 2,16% no preço do grupo.
Outro produto com queda de preço em plena entressafra é o milho, mesmo com uma colheita com queda da ordem de 17% no ano agrícola de 2004/05. Isso ocorre por causa "da baixa liquidez do produto e do alto custo de carregar estoques, fazendo com que a cotação do cereal atingisse o menor valor dos últimos quatro anos no mês de novembro", conclui Martin.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Tomas Okuda), adaptado por Equipe MilkPoint
IEA registra alta de 2,35% nos preços agrícolas de SP
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.