Os interessados em participar do Ideas For Milk - Desafio de Startups, competição promovida pela Embrapa, com inscrições abertas até 22/11, devem estar atentos à elaboração das propostas. Para participar, não é exigido que o grupo tenha startup constituída, mas é preciso constituir-se como equipe. Obrigatoriamente, a ideia deve ser inovadora e estar relacionada à cadeia do leite: insumos, máquinas, fazenda, captação, fábrica de laticínios, distribuição ou varejo. A avaliação levará em consideração: o impacto econômico (o "tamanho" do problema a ser resolvido, relacionado com o público-alvo e/ou tamanho do mercado e com peso 4 na pontuação); a visão de futuro (a expectativa a longo prazo, com peso 3); as barreiras de entrada (obstáculos para implantação e execução, com peso 2) e desenvolvimento e execução( como está o projeto no momento da apresentação, com peso 1).
O Ideas For Milk – Desafio de Startups é dividido em 3 etapas: inscrição (preencher o formulário disponível no site www.ideasformilk.com.br e anexar um vídeo de até 4 minutos com a apresentação da proposta - prazo até 22/11), classificação (seleção das 7 melhores ideias – prazo até 07/12) e final (premiação da melhor solução para o agronegócio leiteiro, dia 11/12). Para Manuela Lana, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite, o proponente deve ter muito cuidado na hora de se inscrever: “Não adianta ter uma ideia sensacional, mas que não seja bem explicada. No formulário, o proponente deve detalhar a proposta deixando claro quais os valores e benefícios a sua solução entregará para a cadeia produtiva do leite. O participante deve ter em mente o peso de cada critério de avaliação na hora de defender seus argumentos no vídeo, ajudando o avaliador e perceber a relevância do projeto” orienta. Para Paulo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, organizadora do concurso, o Desafio de Startups é estimulante, pois não exige grande maturidade do projeto nem soluções exclusivamente digitais “Queremos facilitar a inovação. Acreditamos no valor do processo para a maturação da excelência da proposta. Por isso, abrimos para grupos e não exigimos que a solução seja apenas tecnologia digital. tivemos ótimas surpresas de grupos vencedores com pouquíssima experiência” comemora.
Em 2020, os cinco primeiros classificados disputarão o primeiro lugar durante evento de premiação no dia 11 de dezembro, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube. Uma banca avaliadora, composta pelas maiores autoridades do agronegócio do leite, fará 3 perguntas para cada equipe e definição do vencedor será ao vivo. Nas últimas 4 edições, o Ideas For Milk – Desafio de Startups teve 334 propostas inscritas. Em 2019, foram 58, sendo 8 finalistas. Destas, pelo menos 5 já estão atuando no mercado com as soluções propostas.
O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar,FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Ssistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal,