Ideas for Milk 2020 chega digital e intercontinental trazendo várias novidades

Na terça-feira, dia oito de setembro, às 17h, no Canal da Embrapa do Youtube, foi lançada a quinta edição do Ideas For Milk que contará pela primeira vez com participantes de Instituições internacionais, além de ser totalmente digital.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 3 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Por Rubens Neiva

Na terça-feira, dia oito de setembro, às 17h, no Canal da Embrapa do Youtube, foi lançada a quinta edição do Ideas For Milk que contará pela primeira vez com participantes de Instituições internacionais, além de ser totalmente digital. Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, o hackathon (chamado de “Vacathon”, num trocadilho de “vaca” com “hackathon”), um dos eventos que integram o Ideas for Milk será intercontinental. Além de 27 universidades brasileiras, participarão equipes de Portugal (Universidade de Évora), Angola (Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências – ISPTEC) e Argentina (Bolsa de Commodities de Rosário).

Continua depois da publicidade

O Vacathon é uma imersão de estudantes voltados para a tecnologia e o agronegócio. As universidades e instituições participantes montam equipes, que orientadas por mentores, propõem soluções para os problemas da cadeia produtiva do leite. O evento ocorria de forma presencial nas edições anteriores, mas neste ano será totalmente virtual, devido à pandemia de Covid-19. “O Vacathon é um exercício prático de inovação aberta, onde as equipes interagem com empresas e profissionais do setor”, explica Martins. O Vacathon será realizado dos dias 22 a 30 de outubro, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube, Facebook e Repileite (rede social da Embrapa Gado de Leite na internet).

Três outros eventos integram o Ideas for Milk: Caravana 4.0, o Desafio de Startups e o Prêmio Ideas for Milk de Inovação. A Caravana 4.0 é voltada para universidades, com objetivo é difundir informações relativas ao setor lácteo, da produção ao varejo. Em outros anos, a Caravana ocorria de forma presencial. “Este ano, realizaremos a Caravana de modo virtual, o que irá nos possibilitar visitar as Universidades brasileiras, argentinas, de Portugal e de Angola. As informações se destinam basicamente aos estudantes e professores dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Administração, Economia, Ciência da Computação e todas as Engenharias", afirma Paulo Martins.

Como estratégia de mobilização e difusão de temas atuais, será realizada pela primeira vez e aberto a todo o público o Ideas for Milk Lives. As lives ocorrerão sempre às terças-feiras, às 17h, no canal da Embrapa no Youtube, com início no dia quinze de setembro, encerrando-se no dia 20 de outubro.

Continua depois da publicidade

O Desafio de Startups reúne soluções criadas por jovens empreendedores para os desafios do setor lácteo. A final do desafio será no dia quatro de dezembro e também será virtual. “Nos últimos dois anos, as finais do Desafio ocorreram em São Paulo, no Cubo, a maior casa de eventos de inovação da América do Sul, mas, devido à pandemia, o evento presencial ficou impraticável; mas já podemos afirmar que toda a final também será transmitida pelo Youtube, Facebook, e Repileite”, informa Martins.

Por fim, o Prêmio Ideas for Milk de Inovação é concedido a empresas que apresentam inovações em produtos e processos que impactem o consumidor, sob a ótica do foodtech. As vencedoras de 2020 foram as empresas Betânia, Cotrijal, Danone, Nestlé, Tirolez e Verde Campo. A premiação também será entregue no dia quatro de dezembro.

“O Ideas for Milk é um movimento de transformação digital que impacta a maneira de pensar dos participantes. É também uma oportunidade de troca de experiências, de realização de investimentos em startups e de descoberta de jovens talentos. Num só ambiente, produtores, empreendedores, pesquisadores, professores, profissionais de ciências exatas, negócios e ciências agrárias. Todos, especializados nos lácteos, da indústria de insumos ao varejo”, explica Martins.

Esse movimento é realizado pela Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, KER Innovation, Ciatécnica, Texto Comunicação e com a co-realização do Sebrae. E conta com o patrocínio Ouro da Tetrapak e TIM, patrocínio Prata da FAEMG/Inaes, Silemg, Vaccinar e Patrocínio Bronze da DSM/Tortuga, CLASS, JA Saúde Animal, Nestlé, Piracanjuba, Vivalácteos e Belgo Bekaert e apoio da Microsoft, Abraleite, Vivare, Revista Indústria de Laticínios e Revista Balde Branco.

Venha fazer parte desse ecossistema de inovação da cadeia leiteira. Confira mais informações pelo site: www.ideasformilk.com.br.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?