FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

IBGE aponta alta de 7,1% na prévia da captação de leite para o 2º tri de 2019

POR FILIPE SCIGLIANO SILVA PINTO

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 15/08/2019

0
3

De acordo com os dados prévios divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (14/08), os resultados parciais da Pesquisa Trimestral do Leite para o segundo trimestre de 2019 apontam uma alta de 7,1% em relação ao segundo trimestre de 2018, com uma captação de 5,86 bilhões de litros de leite. Confira a evolução das variações trimestrais anuais no gráfico 1.

Gráfico 1. Captação formal: variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE.

Um dos principais fatores para o aumento contínuo de produção é o fato de o indicador Receita Menos Custo da Ração (RMCR) se manter em patamares historicamente altos durante todo o ano de 2019, acima de R$ 20/vaca/dia até o momento. O acumulado janeiro-julho de 2019 está 26% acima do acumulado de janeiro-julho de 2018, como mostra o Gráfico 2.

Gráfico 2. Evolução do indicador Receita Menos Custo da Ração (RMCR). Fonte: elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do DERAL/SEAB/PR e do Cepea.

Em relação ao aumento de captação durante o segundo trimestre de 2019, é válido destacar que essa variação foi ainda maior devido ao fato de que - durante o segundo trimestre de 2018 - ocorreu a greve dos caminhoneiros no Brasil, o que prejudicou a captação de leite principalmente para o mês de maio de 2018.

FILIPE SCIGLIANO SILVA PINTO

Analista do MilkPoint Mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.