Holandesa bate recorde de produção de leite no RS

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Seria necessária a ordenha de cinco vacas para alcançar a produção de Lígia, uma holandesa de apenas quatro anos que bateu o recorde estadual no concurso leiteiro ontem, na Feira Nacional do Milho (Fenamilho), em Santo Ângelo, nas Missões (RS). Em três ordenhas, durante 24 horas, o animal produziu a média de 81,955 quilos de leite, o equivalente a 84,4 litros.

A média diária de uma holandesa é de 15 a 20 litros de leite por dia. O recorde, obtido sob temperatura beirando os 30ºC por uma vaca jovem, surpreendeu. A maior marca até então, havia sido atingida durante a edição passada da Expointer, quando um animal adulto rendeu 79,820 quilos.

"É que a vaca é muito boa, se não estivesse tão calor, ela iria produzir bem mais", gabou-se um dos proprietários, Luiz Romano Bogorny, 58 anos, da cabanha que leva o sobrenome dele, de Selbach.

Os Bogorny já se perderam nas contas dos títulos que ganharam em concursos leiteiros. Em sua casa, há 140 troféus.

Na quarta-feira, quando se iniciaram as ordenhas, ventiladores foram usados para refrescar os animais no pavilhão onde ocorre a Fenaleite.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Edgar Alain Collao Saenz
EDGAR ALAIN COLLAO SAENZ

JATAÍ - GOIÁS - PESQUISA/ENSINO

EM 24/03/2010

Apenas um comentário: As unidades estão invertidas 81,955 litros são 84,4 kg. (1litro = 1.027 a 1.033g)
Henrique Brinckmann
HENRIQUE BRINCKMANN

CRUZÍLIA - MINAS GERAIS

EM 22/11/2005

Parabéns Bogorny por esta excelente vaca. Ficamos orgulhosos em termos contribuído com a genética de duas gerações, do pai Addison e do avô Lord Lily.

Parabéns também a sua família que com seu trabalho incansável os leva a tantos e merecidos méritos

Qual a sua dúvida hoje?