Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Guerra causa forte elevação dos preços do esterco no país

A guerra na Ucrânia causou alta e escassez dos fertilizantes provocando uma corrida dos produtores rurais brasileiros em busca de esterco de bovinos. Saiba mais

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 11/04/2022 - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

A guerra na Ucrânia causou alta e escassez dos fertilizantes químicos provocando uma corrida dos produtores rurais brasileiros em busca de esterco de bovinos, aves e suínos para a adubação de suas lavouras neste ano. E, consequentemente, os preços dispararam.

A 90 quilômetros de Bastos, região com maior concentração de produção de ovos de São Paulo, a Usina Narandiba, da Cocal, viu o custo do esterco das aves subir desde 2021. Ainda assim, a alternativa continua valendo a pena. Hoje, 1 tonelada de esterco de aves, que serve de substituto para os fertilizantes nitrogenados, corresponde a 10% do custo que a empresa teria com o adubo químico com propriedades similares. Há um ano, essa equivalência era de 5%.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

Em Bastos, a Cocal compra esterco diretamente dos criadores de aves e o transporta à usina. Mas para cada região a modalidade de negociação é diferente. Em Presidente Prudente (SP), onde a Cocal tem outra usina, a empresa troca bagaço de cana e leveduras, que podem ser utilizados como ração para bovinos, pelo esterco de confinamentos de gado.

O preço do esterco já vinha em alta desde 2021, acompanhando a valorização dos fertilizantes químicos. Segundo a consultoria Pecege, a tonelada do esterco de galinha passava de R$ 300 em dezembro, mais que o dobro dos R$ 150 de janeiro de 2021. “A alternativa orgânica segue o comportamento do adubo químico e da maior demanda”, diz Haroldo Torres, diretor do Pecege.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

A demanda por esterco está aumentando tanto entre produtores de cana como de grãos e outras culturas, o que já provoca escassez do resíduo nessas regiões. “A concorrência por esses materiais aumentou muito. Estamos buscando, mas nem sempre tem”, afirma Rogério Bremm, diretor agrícola da BP Bunge Bioenergia.

Comprar de regiões distantes é mais complicado, já que o uso de esterco exige volumes muito grandes, e o custo adicional do frete precisa ser considerado, acrescenta ele.

Pedro Barbosa, gerente agrícola da Usina Denusa, diz que, se todos os produtores buscarem esterco de aviários e confinamentos, não haverá volume suficiente no país para todos. “A demanda seria muito maior que a geração de resíduo. A não ser que haja um aumento grande da produção de aves e bovinos”.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

17/06/2026

Queijo produzido a 1.600 metros de altitude rende mais de 30 medalhas a casal mineiro

16/06/2026

Leite Moça e Guimarães apostam na memória afetiva para impulsionar o pé de moça

17/06/2026

Como a China usa automação de ponta para ordenhar 5 mil vacas por dia

19/06/2026

Boom global do leite perde força e mercado caminha para reequilíbrio da oferta

18/06/2026

Como o 'whey transparente' está redefinindo as bebidas funcionais em meio à escassez global de WPI

16/06/2026

Município de Mato Grosso bate recorde e produz maior queijo do Brasil com 3,2 toneladas

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Ricardo Arantes: porque a gestão de pessoas é a chave para resultados superiores em campo
Interleite Brasil

Ricardo Arantes: porque a gestão de pessoas é a chave para resultados superiores em campo

Conseleite/RS registra leve recuo na projeção do valor de referência do leite para junho
Giro de Notícias

Conseleite/RS registra leve recuo na projeção do valor de referência do leite para junho

O boom do fondue no Google Trends: como a indústria láctea pode aproveitar as buscas no inverno?
Indústria de laticínios

O boom do fondue no Google Trends: como a indústria láctea pode aproveitar as buscas no inverno?

Argentina deve ir à OMC contra o Brasil por medidas antidumping no leite em pó importado
Giro de Notícias

Argentina deve ir à OMC contra o Brasil por medidas antidumping no leite em pó importado

Conseleite/MG divulga projeção com leve ajuste de 0,5% no valor do leite a ser pago em julho de 2026
Giro de Notícias

Conseleite/MG divulga projeção com leve ajuste de 0,5% no valor do leite a ser pago em julho de 2026

Marcelo Branquinho: índice zootécnico já não é diferencial na produção de leite
Milk Pro Summit

Marcelo Branquinho: índice zootécnico já não é diferencial na produção de leite

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?