O Diário Oficial da União publicou ontem (22/11) a portaria interministerial no 329, que autoriza o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a contratar emergencialmente 500 profissionais da área de agronomia e medicina veterinária. Ao que consta, zootecnistas não serão contratados. O MilkPoint entrou em contato com o Mapa mas não obteve ainda uma posição a esse respeito.
Eles vão atuar na vigilância e inspeção relacionadas à defesa agropecuária nos portos e aeroportos, visando minimizar os impactos da paralisação dos fiscais federais agropecuários. O edital com informações completas sobre o processo seletivo deve sair no Diário Oficial ainda esta semana.
Serão contratados pelo Mapa, por meio de processo seletivo simplificado, 180 engenheiros agrônomos e 320 médicos veterinários, com uma remuneração mensal de R$ 3.770,00. Segundo a portaria, assinada pelos ministros da Agricultura, Roberto Rodrigues, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, o prazo de contratação dos profissionais será de 60 dias, a partir da data da assinatura dos contratos, podendo ser prorrogado, desde que sua duração não ultrapasse o prazo de dois anos.
Fiscais entram na justiça
Os fiscais federais agropecuários rejeitaram novamente uma proposta de reajuste feita ontem pelo governo. O Ministério do Planejamento ofereceu aumento de 10% em janeiro e 5% em junho. Os fiscais queriam 15% em dezembro.
Além desta rejeição, os fiscais entraram na Justiça contra a contratação de novos fiscais. Eles avaliam que os contratados temporários não podem emitir certificados ou atestados internacionais, entre outras tarefas exclusivas da carreira. "Essas medidas mostram o despreparo, o desespero e a agressividade do governo", disse Wilson Sá, vice-presidente da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa).
Fonte: Equipe MilkPoint com informações do Mapa
Governo irá contratar 180 agrônomos e 320 veterinários
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

JANDERSON FLORENCIO FIGUEIRAS
VOTUPORANGA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 25/11/2005
Sempre o governo correndo atrás e mais uma vez os profissionais da produção animal vão ficar de fora, do qual eu acho uma grosseria com estes profissionais que delegaram 5 anos de suas vidas e agora que poderiam ter a oportunidade de ajudar o Brasil , o que nós ganhamos? Ganhamos o contínuo desrespeito a nossa profissão.