Governo federal inaugura primeira antena de 5G em área rural no país

Governo federal inaugura primeira antena de 5G em área rural no país e acredita em melhorias no setor agro com a tecnologia.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

A primeira antena 5g em área rural foi inaugurada pelo governo. Instalada em Rondonópolis (MT), em uma fazenda modelo do Instituto Mato-grossense de Algodão (IMAmt), a aposta para a instalação é de que  a conexão com a nova geração de internet ajude os produtores a reduzir custos e aumentar a competitividade.

Continua depois da publicidade

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que o governo trabalha para que a tecnologia 5G chegue a todos os brasileiros. “Esse leilão das frequências de operação da nova geração de internet móvel, vai bombar, para que essa tecnologia seja democratizada e chegue a todos. Com certeza, isso vai trazer melhoria no social, ambiental e na produtividade do agro brasileiro. Isto é o início de uma estrada do que virá para o futuro do agro brasileiro”, disse durante a cerimônia, em Mato Grosso.

Internet em alta velocidade

Instalada pela fabricante Nokia e com operação de rede realizada pela TIM a partir de uma licença temporária, em caráter experimental, a antena garante sinal de internet em alta velocidade a partir de uma transmissão gerada pela própria estrutura. É o chamado 5G “puro”, ou standalone.

Continua depois da publicidade

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse que o 5G vai fazer o agronegócio crescer 20% a mais, em média. Segundo ele, até o fim deste ano serão 20 pilotos com a tecnologia em todo o país, sendo que a expectativa é que todas as capitais brasileiras tenham a nova geração da internet até julho do ano que vem e que todos os brasileiros tenham acesso a internet até 2028.

A tecnologia deve ajudar a conectar as máquinas, cada vez mais modernas fabricadas para o setor, e aplicar métodos de monitoramento remoto na atividade.

“A informação tem que ser rápida, certa e confiável. Com a tomada de decisão mais rápida possível, podemos chegar ao problema e a solução muito antes que cause prejuízo no desenvolvimento das lavouras”, explicou o presidente da IMAmt, Paulo Sérgio Aguiar.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?