Goiás reduz ICMS do leite e fará campanha de marketing

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

O governador Marconi Perillo anunciou em 22/12/2005, um pacote tributário de redução de impostos que entraria em vigor a partir de 1o de janeiro de 2006. O leite, que possui alíquota de 2%, passaria a ter 1%.

Segundo Alfredo Luiz Correia, secretário executivo do Sindileite, esta redução do ICMS foi votada na assembléia, mas ainda não foi regulamentada no decreto. "Dentro de 5 dias estará tudo regulamentado, sendo retroativo ao dia 2 de janeiro, tendo duração de 12 meses. Se tiver efeito, será renovada, senão perderemos este benefício".

"A redução do ICMS é importante para que Goiás tenha competitividade com Minas Gerais e São Paulo. 60 a 70% do nosso leite vão para estas regiões e com esta redução fica mais fácil de competir com a tributação destes estados", explica Correia.

De acordo com o secretário, as indústrias destinarão o dinheiro da redução para o FUNDEPEC, fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado de Goiás, onde será aberta uma conta, cujo valor terá que ser gasto, obrigatoriamente, em marketing e mídia do leite. "Pretendemos arrecadar ao redor de 500 mil reais mensais e as empresas que não contribuírem com o fundo perderão este benefício".

"Com esta redução queremos também trazer o leite para formalidade, acabar com o leite de latão, aumentar o consumo interno, enxugando assim o mercado e consequentemente aumentando o valor pago para os produtores, além de melhorar as ações básicas de saúde da população, através da campanha", completa.

O tema da campanha, segundo Correia, será "Vida com mais alegria, beba leite todo dia". O trabalho de marketing irá de campanhas no rádio, televisão a depoimentos de médicos sobre os benefícios do leite. "A campanha irá abranger todas as faixas etária e social da população".

Hoje o investimento feito em Goiás, através da ampliação e de novas fábricas não preocupa o Sindileite, em relação ao aumento da competição e encarecimento da matéria-prima para indústrias. "É uma vantagem a mais para o produtor. Em 2004/2005 foram investidos em torno de 89 milhões de reais. Só a Itambé investiu em torno de 80 milhões em nosso estado", conclui Correia. Joice Rodrigues, da Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

divino lucio garcia de carvalho
DIVINO LUCIO GARCIA DE CARVALHO

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/01/2006

Sou produtor, e espero que esta medida venha melhorar o preço do leite, pois estamos trabalhando com o custo de produção muito alto em relação a receita. É certo que alguns insumos deixaram de subir, mas o leite baixou 50% em 8 meses. Vejo as indústrias de lácteos sempre anunciarem lucros espetaculares, enquanto os produtores se arrastam e até se enterram nas dívidas.
Sandro Magno de M. Potenciano
SANDRO MAGNO DE M. POTENCIANO

BELA VISTA DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/01/2006

O aumento do consumo interno de leite e um caminho que deve ser visto como prioridade. Para que isto aconteça existem vários caminhos como marketing, compra de leite pelo governo, etc. Mas o marketing pode ser feito de várias maneiras. Existem as mais simples (mais baratas) e mais complicadas (mais caras). Podíamos começar pelas mais simples. Ex.: A verbal, o adesivo no carro, a camiseta, a mensagem pela internet, a contribuição no encontro com os amigos junto com o refrigerante e a cerveja, e o exemplo para as outras pessoas ao inves de pedir refrigerante, peça LEITE na hora do lanche, etc.
Ivan Benevides
IVAN BENEVIDES

OUTRO - BAHIA - ESTUDANTE

EM 31/05/2005

Gostaria de parabenizar os produtores por essa vitória e em especial ao Governador Marcone Perillo por seu governo, dinamismo e competência.



Sou da Bahia, estive na Feira pecuária de Goiânia e fiquei satisfeito com o evento, notei que o governo caminha com o povo. Toda essa conjuntura fará de Goiás um estado cada vez mais forte.

Rogério Agostíni Muniz
ROGÉRIO AGOSTÍNI MUNIZ

VILA VELHA - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 30/05/2005

Estes são os políticos de que estamos precisando no Brasil.



Parabéns
Qual a sua dúvida hoje?