Gafanhotos identificados no Rio Grande do Sul não ameaçam lavouras

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande informou que as espécies de gafanhotos identificadas nos municípios de Santo Augusto, São Valério do Sul e Bom Progresso são exclusivas daquela região e que, normalmente, não são pragas de importância agrícola

Publicado por: MilkPoint

Publicado em:

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) do Rio Grande informou que as espécies de gafanhotos identificadas nos municípios de Santo Augusto, São Valério do Sul e Bom Progresso são exclusivas daquela região e que, normalmente, não são pragas de importância agrícola.

Continua depois da publicidade

Os surtos relatados nos municípios do noroeste gaúcho estão sendo monitorados pelas equipes da secretaria a fim de delimitar a área e abrangência das infestações.

Segundo a Dra. Kátia Matiotti, da Pontifícia Universidade Católica do Estado (PUCRS), são indivíduos adultos da espécie Zoniopoda iheringi e de ninfas de Chromacris speciosa. Sua ocorrência é esperada, devido ao clima seco e à baixa precipitação acumulada nas últimas safras de verão.

Continua depois da publicidade

A orientação aos produtores é que não tomem medidas preventivas frente às infestações, o que pode aumentar o desequilíbrio entre os inimigos naturais dessas espécies e agravar os danos futuramente.

Em agosto deste ano, nuvens de gafanhotos avançaram sobre a Argentina e o Uruguai, causando prejuízos às lavouras, o que deixou o Rio Grande do Sul em alerta.

As informações são do Valor Econômico.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?