No ano passado, a Frimesa respondia por 46% da exportação nacional de queijo. De acordo com o diretor executivo Elias Zydek, este ano, a venda para o mercado internacional diminuiu em função do câmbio.
Com a queda das vendas para o exterior, o primeiro semestre de 2005 foi aquém do programado pela cooperativa. Mesmo assim, Zydec acredita que o resultado ainda será positivo. Ele explica que a queda no faturamento também foi comprometida pelo alto custo da matéria-prima. ''Os tributos inviabilizaram a exportação e a estiagem no Rio Grande do Sul elevou o preço do leite'', diz.
Segundo o diretor, a Frimesa trabalha hoje com um mix equilibrado de produtos, sendo os queijos a principal fonte de renda da cooperativa. Na atividade de lácteos, é a maior indústria do Paraná, recepcionando mais de 800 mil litros de leite/dia que são transformados em 197,6 mil toneladas de produtos
ano.
Na atividade de carnes, a cooperativa é a segunda empresa paranaense no abate de suínos, com uma média de 1.500 cabeças/dia, transformados em 58,3 mil toneladas de produtos/ano. Hoje, industrializa mais de 140 ítens, que são consumidos no país e também nos mercados internacionais.
Em 2003, a Frimesa encerrou o ano com um faturamento de R$ 470,2 milhões, sendo 15,4% acima do ano anterior. Em 2004, foram vendidas mais de 12 mil toneladas de cortes de suínos e queijos.
Fonte: Folha de Londrina, adaptado por Equipe MilkPoint
Frimesa exportará menos queijos nesse ano
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.