Desde 5 de fevereiro, está sendo veiculada a campanha publicitária Les Produits Laitiers, na França, com uma série de três anúncios publicitários visando alcançar a nova geração.
Após o lançamento, em novembro passado, do mangá Mukaï, que se passa em uma fazenda leiteira, os gráficos japoneses foram escolhidos para esta nova campanha publicitária, a primeira feita no estilo mangá.
Thierry Roquefeuil, presidente da Centro Nacional Interprofissional de Economia do Lácteos (Cniel) e seu conselho de administração, pediu à equipe que "desenhasse uma nova campanha de comunicação para marcar uma nova geração".
De fato, há 40 anos, cada geração é marcada por uma campanha de lácteos na França. Em 1981, a geração X descobriu em sua televisão o anúncio “Mangeons du lait” e o famoso jingle que marcou as gerações que que falam que os “laticínios são nossos amigos para toda a vida”. Mais recentemente, em 2009, a Geração Y mergulhou no universo, muito em alta na época, das animações 3D da “Pixar” com “Les Bonies” e Paf Paf Paf le Loup.
Em 2023, a organização leiteira decidiu aceitar o desafio e marcar a Geração Z inspirando-se no mundo japonês do mangá, que atualmente é muito popular na França. A Geração Z representa os consumidores de amanhã. É também a mais sensível e a mais afetada pelas questões sociais, diminuindo o consumo de laticínios devido à mudança nos padrões de consumo. Mais de um terço dos jovens já não toma o café da manhã diário, onde o leite ocupa um lugar importante. Eles comem apenas uma refeição por dia e são adeptos dos lanches: um único prato, sem entrada ou sobremesa.
Mangá e lácteos, uma campanha de comunicação inédita
Em novembro passado, Mukaï, o primeiro mangá francês sobre agricultura, coproduzido pela Les Produits Laitiers/Cniel, conta a história do neto de um fazendeiro que ajuda seu avô na fazenda durante o dia e, à noite, transforma-se em um guerreiro para salvar o mundo.
Agora, além do mangá, foi lançada a campanha publicitária na televisão, com três anúncios de 25 a 30 segundos sobre o setor leiteiro, a alimentação e o meio ambiente, marcando o grande retorno dos lácteos. Os comerciais usam a famosa voz de Brigitte Lecordier, que ficou conhecida por fazer a voz de Son Goku em Dragon Ball. Os anúncios também contam com o jingle “laticínios são nossos amigos para toda a vida”, cantado por Lecordier.
Este primeiro anúncio de mangá francês será transmitido de 5 de fevereiro a 17 de março de 2023 nos canais familiares (M6, C8, TMC, W9, NRJ12, TFX, Chérie 25, RTL9, Téva, etc.), no horário nobre e nas redes sociais.
O mangá também estará presente no estande da empresa France Terre de Lait no International Agricultural Show, de 25 de fevereiro a 5 de março de 2023, que apresentará um livro gigante com algumas páginas do mangá. Exemplares estarão à disposição e poderão ser autografados pelo autor.
Uma campanha cofinanciada
O orçamento atribuído a esta campanha publicitária é de 1,7 milhão de euros (US$ 1,82 milhão), 36% dos quais financiados por fundos europeus. Esse valor representa 4,3% do orçamento de comunicação da Cniel, na França.
Veja os anúncios:
As informações são do Cniel, traduzidas pela Equipe MilkPoint.