Pandemia, imediata redução de consumo, milho e soja caríssimos, desestimulo à produção, importações em queda, aumento fortíssimo de consumo (principalmente em função do auxílio emergencial, mas também por conta das alterações de hábitos de consumo e na cesta de gastos da população), preços voltam a ter forte elevação, leite spot nas nuvens, estímulo à produção, importações subindo, “corona voucher” mantendo consumo...
Os primeiros seis meses do ano no mercado lácteo foram feitos para quem tem coração forte. E as enormes incertezas do cenário futuro de mercado e sobre 2021 também!
Começamos pelo ambiente econômico: como reagirá a economia brasileira no “pós-pandemia”? Os especialistas (mercado financeiro, consultado semanalmente pelo Boletim FOCUS, do Banco Central) apostam hoje num crescimento da economia brasileira da ordem de 3,5% para 2021; de um lado, será um ano de recuperação frente a um ano catastrófico (2020), o que indica que esta projeção pode até ter boa assertividade; mas, por outro lado, tomando as projeções de médio prazo publicadas no FOCUS nos últimos anos, devemos duvidar bastante deste número.
Temos alguns outros ingredientes adicionais importantes no cenário futuro:
Como estará o mercado internacional de lácteos no pós-pandemia e os preços internacionais? Importações “incomodarão” mais ou menos do que vem acontecendo?
Reforma tributária: o pacote de alterações pode impactar fortemente nosso setor! Como estão estas discussões e quais as perspectivas deste tema tão relevante?
Consumo: certamente sairemos “disso tudo” diferentes e mais exigentes como consumidores de alimentos, inclusive leite e derivados. Quais as tendências para este “novo normal” de consumo em 2021? Quão mais (ou menos) sensível a renda e aos preços a nossa população estará no próximo ano?
Grãos: o principal item do custo de produção de leite vem maltratando o produtor neste ano. Como deverão estar os mercados de milho e soja em 2021?
Na composição do “novo normal” da cadeia leiteira no Brasil ainda há temas bastante relevantes como a evolução do e-commerce e a digitalização do varejo de alimentos (como venderemos nossos produtos no próximo ano?), o mercado de foodservice e novos canais de venda que o substituíram com a pandemia e uma análise aprofundada sobre aspectos do comportamento do consumo de alimentos.
Está fácil digerir todo este cenário e estabelecer as estratégias do seu negócio para 2021? Nós te ajudaremos a fazer isso no Fórum MilkPoint Mercado Online, nos dias 13 e 14 de outubro, em 2 tardes de discussões com os melhores profissionais e analistas do mercado lácteo do Brasil.
Confira a programação aqui, faça já sua inscrição e garanta seu lugar no futuro do mercado lácteo!