Fonterra quer investir na produção de leite da China

Publicado por: MilkPoint

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A mega-cooperativa de lácteos neozelandesa Fonterra precisa investir na produção de leite na China se quiser estabelecer um negócio forte neste país, segundo Andrew Ferrier, diretor-executivo da empresa.

Ferrrier disse que há apenas dois anos os diretores da companhia presumiram que haveria um enorme mercado para os produtos da Fonterra na China, porque as companhias chinesas não seriam capazes de produzir o suficiente para satisfazer a demanda doméstica. Agora, a Fonterra planeja usar o modelo de negócios de outros mercados-chave, como a Austrália, e de uma série de países da América do Sul. Ele disse que a companhia já negociou uma joint venture com parceiros locais.

"Nós investiremos em companhias de lácteos chinesas, de forma que podemos produzir localmente", disse Ferrier. "A idéia é exportar produtos para a China enquanto simultaneamente investimos na produção local".

No começo deste ano, Ferrier disse em uma conferência em Auckland que a China representava "oportunidades consideráveis de longo prazo" à medida que o nível de consumo anual de leite cresce, de um nível relativamente baixo, oito litros por pessoa, comparado com os 30 litros em outros locais na Ásia. Políticas do Governo para estimular o consumo de leite não foram somente devido aos benefícios deste produto para a saúde, mas também porque uma maior demanda por leite seria lucrativa para os produtores de leite locais.

De acordo com o diretor-gerente da unidade de produtos ao consumidor em Cingapura da Fonterra, Mark Wynne, a China é o mercado de mais rápido crescimento para a Fonterra. "Existe uma forte correlação entre o crescimento econômico e o consumo de lácteos".

Além disso, a Euromonitor International, uma companhia de pesquisa junto aos consumidores de Londres previu que as produções de leite na China, na Índia e em Paquistão aumentarão 38% nos próximos cinco anos. Porém, as vendas de lácteos no varejo da China expandirão 55%, ou seja, US$ 7,9 bilhões em 2009, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization - FAO).

A produção de leite na China aumentou 25% no ano passado, quando o consumo no país ficou em média em 13 quilos de alimentos lácteos por pessoa, comparado com o consumo de cinco quilos em 1994. A média mundial é de 100 quilos, de acordo com as Nações Unidas.

A China é o maior mercado do mundo para leites em pó, consumindo 895,391 mil toneladas no ano passado, comparado com as 583,319 mil toneladas nos EUA, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O consumo de lácteos do país tem aumentado rapidamente, mas a produção - incluindo leite de algumas das 10 mil cabeças de bovinos leiteiros neozelandeses importados nos últimos anos - tem crescido mais rápido do que o esperado. Dados do USDA prevêem que os rebanhos da China aumentarão 29%, ou seja, 11,5 milhões de cabeças neste ano, após um aumento de 30% em 2004.

Sanlu

A Fonterra anteriormente informou negociações com a Sanlu, uma das principais marcas de lácteos da China, sobre uma possível joint venture, com uma participação de 39% nos negócios da Sanlu. Ambas as companhias se completarão e trabalharão juntas em uma marca e um mix de produtos ideal, disse Ferrier. Os recursos compartilhados como tecnologia e experiência de mercado poderão ajudar a melhorar a competitividade em longo prazo.

Este investimento da Fonterra na China irá inicialmente unir os negócios de matéria-prima, ingredientes especiais e produtos ao consumidor, mas Ferrier disse que espera que a companhia eventualmente mantenha seu foco mais em leite UHT, iogurte e possivelmente leite pasteurizado.

Os negócios de produtos ao consumidor e ingredientes lácteos da Fonterra tiveram vendas combinadas de NZ$ 188 milhões (US$ 128,85 milhões) na China no ano passado.

Em 17/11/05 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,68540
1,45900 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

Fonte: Stuff.co.nz, adaptado por Equipe MilkPoint
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